Diário de Notícias

Inventor acusa governo de plágio no e- fatura

Manuel Londreira diz que executivo de Passos copiou o seu sistema de controlo fiscal de recibos e não paga direitos de autor

-

IMPOSTOS “O site do e- fatura é copiado do meu projeto. Considero- o um plágio.” O português premiado no Salão Internacio­nal de Invenções de Genebra pelo seu sistema de controlo fiscal de recibos, Manuel Londreira, acusa o governo de plagiar esse procedimen­to no e- fatura, sem reconhecer a sua autoria nem lhe pagar direitos de autor

Fonte do Ministério das Finanças reconheceu à Lusa que o diferendo já se arrasta há vários anos, mas, tendo solicitado por escrito um pedido formal de esclarecim­ento, até ao momento não respondeu às questões feitas.

Londreira, que em 2011 foi premiado com a Medalha de Bronze pelo protótipo do sistema “Equidade Fiscal”, diz que apresentou o projeto a Sócrates e a Passos.

O caso remonta a 2011, com o inventor a defender que chegou a analisar o projeto numa reunião com o então subdiretor- geral dos Impostos, João Durão. No ano seguinte, entregou outro dossiê sobre o “Equidade Fiscal” ao primeiro- ministro. “Passos Coelho andava a dizer que quem tinha ideias para ajudar a combater a crise as devia apresentar, e foi isso que eu fiz quando ele veio à Universida­de de Aveiro: entreguei- lhe o dossiê em mão e até ficou registado na televisão”, recorda. Londreira explica que a sua ideia tinha por base o registo em tempo real de “todos os talões de compras” emitidos em estabeleci­mentos comerciais, o que funcionari­a como um sistema de “faturação ao minuto” com que o Estado poderia identifica­r em qualquer altura o valor das transações efetuadas em cada município.

Em março de 2014, o inventor alertou o Ministério das Finanças para os seus alegados direitos, mas o assunto foi reencaminh­ada para o gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e até hoje não se registou evolução. “Andaram a ganhar dinheiro com a minha criação e não me pagaram direitos nenhuns por ela nem me reconhecem como autor”, lamenta Londreira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal