Diário de Notícias

O IMPEACHMEN­T

-

O que é o impeachmen­t?

É um processo acessível aos cidadãos que visa a destituiçã­o do presidente pelo Congresso ( Câmara dos Deputados e Senado do Brasil). Deve ter por base crimes como improbidad­e ou uso ilegal de recursos.

Como se processa?

Uma vez recebido o pedido, o presidente da câmara, Eduardo Cunha, decide se arquiva ou se encaminha para votação. Se encaminhar e se dois terços dos deputados votarem a favor, o processo chega ao Senado, onde necessita também de 66% dos votos para aprovação. Nesse caso, a presidente, Dilma Rousseff, perde o mandato.

Quem assume o poder?

Se o pedido de impeachmen­t não o envolver também, o vice--presidente Michel Temer.

Isso já aconteceu no Brasil?

Sim, em 1992 Collor de Mello, por uso ilegal de recursos, perdeu o seu mandato e foi substituíd­o pelo vice- presidente Itamar Franco.

Quais as hipóteses reais de isso acontecer com Dilma?

Há tr ê s. Em pr i meiro l ugar, Eduardo Cunha, que rompeu com o governo, em vez de arquivar, passou a considerar pedidos da sociedade civil. Em segundo, o Tribunal de Contas deve dar parecer técnico desfavoráv­el às contas de 2014 do governo, sujeitando- as ao poster i or exame políti co do Congresso, que pode interpreta­r o caso como improbidad­e administra­tiva. E, em terceiro, Aécio Neves, do PSDB, espera que o Tribunal Eleitoral comprove abuso de poder económico nas eleições de 2014, tendo por base denúncias de um empreiteir­o que diz ter financiado a campanha de Dilma com dinheiro do Petrol ão, para as s umir o Planalto como segundo mais votado.

Como se defende Dilma?

Consciente da hostilidad­e de Cunha, tem construído pontes com o presidente do Senado, Renan Calheiros, a barreira seguinte no processo de impeachmen­t. E, caso os tribunais de contas e eleitoral deem pareceres negativos, argumenta que manobras contabilís­ticas são prática de todos os governos e que o mesmo dinheiro que financiou a sua campanha serviu para financiar as dos rivais.

Qual o discurso de quem vai protestar para as ruas?

Os movimentos organizado­s pedem todos i mpeachment, admitindo parte deles uma intervençã­o militar e outros chegam mesmo a pedi- la.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal