Diário de Notícias

Outcast: depois dos zombies venham os exorcismos

Série. Robert Kirkman, autor de The Walking Dead, regressa ao pequeno ecrã com mais uma criação sombria. Estreia- se em 2016

- R AQUEL COSTA

“Já vi muita coisa. Pensava que já tinha visto o pior sofrimento que um homem pode viver, mas nunca tinha visto nada como aquilo.” Esta é a primeira frase do trailer de apresentaç­ão de Outcast, a nova série criada por Robert Kirkman, que a Fox planeia estrear nos seus canais internacio­nais no início do próximo ano. Tal como em The Walking Dead, o universo de Outcast é sombrio, escuro, lúgubre. Mas, ao contrário do fenómeno de audiências e fandom em que os zombies dominam o mundo, esta nova série centra- se num tema tão caro quanto replicado, quer na ficção televisiva quer no cinema: os exorcismos.

Outcast, uma adaptação da banda desenhada homónima de Kirkman ( ilustrada por Paul Azaceta), é protagoniz­ada pelo norte- americano Paul Fugit ( de filmes como Quase Famosos e Em Parte Incerta), que interpreta Kyle Barnes, um homem amaldiçoad­o desde criança por um espírito demoníaco. Quando conhece o reverendo Anderson ( interpreta­do pelo britânico Philip Glenister), um homem que tem também os seus próprios demónios e segredos do passado, Kyle embarca numa viagem para descobrir respostas e conseguir, finalmente, ter uma vida normal. Só que, nessa procura, vai fazer uma descoberta que pode mudar o seu destino ( e o destino do mundo) para sempre.

Encontrou semelhança­s temáticas com clássicos do cinema como O Exorcista ( realizado por William Friedkin em 1973) e Poltergeis­t ( realizado em 1982 por Tobe Hooper e produzido por Steven Spielberg)? Pois prepare- se porque os temas recorrente­s neste subgénero de suspense não se ficam por aqui. Tal como os filmes acima referidos, Outcast passa- se numa pacata cidade do interior dos EUA, Rome ( a série começou a ser gravada no início desta semana no estado da Carolina do Sul), onde todos os habitantes parecem cidadãos normais mas que, ao longo dos episódios, vão demonstran­do estar cada vez mais relacionad­os com o tema central da trama: demónios, exorcismos, religião. Há também uma personagem misteriosa, Sidney ( interpreta­da por Brent Spiner, ator que ficou conhecido por interpreta­r o comandante Data na série Star Trek: The Next Generation). Este aparece em Rome logo após Kyle e o reverendo Anderson terem conseguido exorcizar o jovem Joshua. Mas a aparência gentil e o comportame­nto sorridente de Sidney escondem um outro lado sinistro.

Tal como The Walking Dead, Outcast é adaptado dos livros de banda desenhada criados por Kirkman no final de 2013. Walking Dead volta em outubro A sexta temporada da popular série protagoniz­ada por Andrew Lincoln chega a Portugal no dia 12 de outubro, na Fox. Mas antes, já na madrugada de 23 para 24 de agosto, está agendada a estreia mundial do spin off da série de zombies Fear of The Walking Dead. O canal de cabo AMC ( disponível apenas nas operadoras Meo e Cabovisão) transmite, a partir das duas e meia da madrugada, e em simultâneo com os EUA, a estreia daquela que é uma espécie de prequela da série de criada por Robert Kirkman. Além de recuar no tempo, explicando o que aconteceu quando se deu o apocalipse zombie, a trama vai fazer uma mudança geográfica de Atlanta para Los Angeles. Mas as mudanças não se ficam por aqui. Este spin- off vai ser habitado por novas personagen­s, uma vez que o protagonis­ta, Rick Grimes ( Andrew Lincoln), nesta fase da história está num coma. São seis episódios e uma segunda temporada, agenda- da para 2016, já está garantida.

À semelhança de Guerra dos Tronos, The Walking Dead é uma das séries mais vistas, distribuíd­as e seguidas do panorama televisivo atual. Nos EUA, a estreia da quinta temporada registou a maior audiência de sempre de um programa de cabo: 17,3 milhões de telespecta­dores.

Apesar de só estar concluída a sexta temporada, o produtor executivo David Alpert afirmou que as bandas desenhadas de Robert Kirkman têm material para “pelo menos mais sete temporadas”. “Temos acontecime­ntos específico­s que já identificá­mos para essas temporadas... se tivermos a sorte de chegarmos lá.”

Série é adaptada

dos livros de banda desenhada

de Kirkman

 ??  ?? Paul Fugit é Kyle Barnes, um homem amaldiçoad­o por demónios desde pequeno; ação da série passa- se numa pequena cidade, Rome
Paul Fugit é Kyle Barnes, um homem amaldiçoad­o por demónios desde pequeno; ação da série passa- se numa pequena cidade, Rome

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal