Diário de Notícias

Cristiano Ronaldo defende título frente a Messi e Luis Suárez

UEFA. Internacio­nal português na lista final para o prémio de melhor jogador da Europa em 2015, troféu que conquistou no ano passado

- GONÇALO LO PE S

Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, é um dos três nomeados para o troféu de melhor jogador da Europa no ano de 2015, juntamente com Lionel Messi e Luis Suárez, ambos do Barcelona. CR7 tenta assim defender o título que ganhou no ano passado, mas a tarefa do capitão da seleção portuguesa não é fácil.

A seu favor tem o facto de, ao lado de Messi, ter terminado a última temporada como o melhor marcador da história da Liga dos Campeões, com 77 golos, e ainda ter vencido o troféu de máximo goleador do campeonato de Espanha, com 48 golos, acabando também a época com o prémio de Bota de Ouro, correspond­ente ao melhor artilheiro da Europa, com um total de 61 golos.

Prémios individuai­s que colocam assim Cristiano Ronaldo no lote final de três jogadores, mas que poderão ser insuficien­tes para fazer frente aos outros concorrent­es, nomeadamen­te ao seu velho rival Lionel Messi. O argentino além de ser também o melhor marcador de sempre da Liga dos Campeões tem do seu lado a vitória no campeonato espanhol e na Champions, tal como o seu colega Luis Suárez.

A inclusão do uruguaio também apanhou muita gente de surpresa. Sobretudo pelo facto de o avançado ter iniciado a temporada apenas no final de outubro, após cumprir uma suspensão imposta pela FIFA depois de ter mordido no italiano Chielini, durante o Campeonato do Mundo de 2014. As exibições do sul- americano pelo Barça, compondo um tridente de ataque com Messi e Neymar que chegou aos 122 golos numa só época, e ainda o golo marcado na final da Liga dos Campeões diante da Juventus terão sido trunfos determinan­tes para chegar aos três finalistas.

Cristiano Ronaldo não deverá ser assim favorito à vitória, mas a inclusão do seu nome nos três finalistas acabou por frustrar o sonho do Barcelona em ter três jogadores no top 3, concretame­nte Neymar ao lado de Messi e Luis Suárez.

O brasileiro estava, de facto, na lista final de dez jogadores, mas acabou por não ser escolhido pelo painel de 54 juízes ( os mesmos que vão escolher o grande vencedor no próximo dia 27 de agosto), acabando no quinto lugar, com 23 pontos.

À sua frente, além de Cristiano Ronaldo, Messi e Luis Suárez, o internacio­nal canarinho teve ainda Buffon ( Juventus). O lote de dez melhores completa- se com Eden Hazard ( Chelsea), seguindo- se três jogadores que defenderam as cores da Juventus na temporada passada mas que entretanto saíram: Andrea Pirlo ( New York City FC), Arturo Vidal ( Bayern Munique), Carlitos Tevez ( Boca Juniors) e Paul Pogba, este ainda na Vecchia Signora.

Os vencedores deste troféu, cuja primeira edição foi em 2011, são: Lionel Messi ( 2011), Andrés Iniesta ( 2012), Franck Ribery ( 2013) e Cristiano Ronaldo ( 2014). Magic Johnson sonha com CR7 Em entrevista ao DN, o ex- jogador da NBA Magic Johnson revelou a sua admiração por Cristiano Ronaldo. Disse ainda que está a formar uma equipa, os Los Angeles FC, para participar no campeonato norte- americano ( MLS) a partir de 2018. E já para esse ano sonha com a contrataçã­o do internacio­nal português.

De acordo com a imprensa dos Estados Unidos, os Los Angeles FC estão já a preparar a estreia na MLS, embora ainda faltem três anos para que possam participar nesta liga. No entanto, os primeiros contactos estão já a ser executados e um deles terá sido com Jorge Mendes, gestor da carreira do internacio­nal português.

Cristiano Ronaldo revelou recentemen­te que um dos seus desejos é jogar um dia na MLS, pelo que em 2018 ( ano em que termina contrato com o Real Madrid) a vontade dos Los Angeles FC e de CR7 poderá dar em casamento, pelo menos essa é a vontade de Magic Johnson e de outros 21 milionário­s que serão os donos do novo clube.

Mas não é só com Cristiano Ronaldo, que na altura terá 33 anos, que os Los Angeles FC sonham para o início da participaç­ão na MLS. De facto, Magic Johnson e companhia já terão também contactado o inglês Wayne Rooney, com quem CR7 chegou a formar dupla de ataque no Manchester United.

Refira- se, contudo, que os Los Angeles FC têm concorrênc­ia por Cristinao Ronaldo, nomeadamen­te dos LA Galaxy ( também de Los Angeles), das duas equipas de Nova Iorque, New York Red Bulls e New York City FC, e ainda de uma equipa de Miami que está a ser formada e cujo dono é David Beckham.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal