Diário de Notícias

Ivo Karlovic. Ases é com ele, já são 10 004 em 526 jogos

Croata a caminho de superar o compatriot­a Goran Ivanisevic, com 10 183. Pelo andar da carruagem faltam dez jogos

- B RUNO PI R E S

À partida quando olhamos para o mais recente recorde batido no ténis começamos a pensar que qualquer tenista da antiga Jugoslávia pode ter uma carreira de exceção. O número um do ranking, Novak Djokovic, é sér vio e só há dois tenistas com mais de dez mil ases ( serviços diretos sem resposta do adversário) em toda a carreira. E ambos são croatas.

O primeiro a atingir tal façanha foi Goran Ivanisevic, um atleta de outra era que arrumou a raqueta em 2004, depois de ter conquistad­o 22 títulos e de ter sido número dois da hierarquia. Ivanisevic, no entanto, apresta- se a passar à história, pois “só” conseguiu 10 183 ases, mas para isso precisou de 895 jogos ( 11,3 por encontro).

Karlovic, que é filho de um meteorolog­ista e de uma agricultor­a, ainda só vai em 527 jogos mas tem uma média bem superior – 18,9.

“Foram só 22 ases”, disse Karlovic no final do encontro de ontem a contar para o Masters 1000 de Montreal ( Canadá), no qual bateu o tenista da casa, Milos Raonic.

O croata, atual número 23 do ranking, não escondeu que tem agora a intenção, apesar da sua veterania – tem 36 anos, é o tenista mais velho do top 50 –, de ultrapassa­r o seu compatriot­a e distanciar- se ainda mais do terceiro classifi cado, o suíço Roger Federer ( 9279), numa estatístic­a que o circuito só contabiliz­a desde o ano de 1991.

“Claro que agora tenho o objetivo de alcançar Ivanisevic. Espero que seja neste ano, mas também pode ser no ano que vem. Só desejo ter a saúde necessária para chegar a esse objetivo”, referiu o tenista. E não foi por acaso que fez esta menção ao seu estado de saúde, j á que em 2010 uma lesão no tendão de Aquiles, quando já tinha passado a barreira dos 30 anos, esteve quase a deixá- lo inativo, em definitivo, para o ténis. Recuperou, mas demorou dois anos a ficar totalmente restabelec­ido e a mostrar o seu melhor ténis. E agora está melhor do que nunca, pois na atual temporada já bateu três atletas do atual top 10, a começar pelo número um mundial, o já mencionado Novak Djokovic, Tomas Berdych ( seis) e, na madrugada de ontem, Milos Raonic ( dez). Mais rápidos na mó de baixo Voltando aos ases, e fazendo contas, se Karlovic, um gigante de 2,08 metros com seis títulos conquistad­os, continuar com esta média impression­ante, em dez encontros destronará Ivanisevic.

Mas Ivo Karlovic não deve ter apenas esse objetivo em mente. Como se pode ver no quadro que complement­a esta peça, o croata já foi o detentor do serviço mais rápido do circuito, f oi destronado em 2012 pelo australian­o Samuel Groth, novo recordista, que serviu a 263 km/ hora.

Em março de 2011, Karlovic serviu a 251 quilómetro­s/ hora, batendo o anterior registo, que pertencia ao já retirado norte- americano Andy Roddick, que entre 2003 e 2004 estabelece­u três melhores marcas – 239,7km/ h, 241,4 km/ h e 249,4 km/ h.

Há uma curiosidad­e interessan­te em torno de Ivo Karlovic e Samuel Groth. Quando bateram os recordes estavam a passar por uma fase decadente das suas carreiras, muito longe do período atual que atravessam. O croata era 217 do mundo e hoje é número 23, já o australian­o ocupava a modesta posição 340, ao passo que na atualidade está no lugar 53.

Em 2010 o veterano sofreu uma lesão que quase o levou ao

abandono

 ??  ?? Croata de 36 anos, ontem depois de entrar na história e de eliminar Milos Raonic, n. º 10 do ranking
Croata de 36 anos, ontem depois de entrar na história e de eliminar Milos Raonic, n. º 10 do ranking
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal