Diário de Notícias

Transplant­e de rim através da vagina foi estreia mundial

-

INOVAÇÃO No que caracteriz­ou co - mo a primeira cirurgia no mundo do género, o Hospital Universitá­rio de Toulouse anunciou ter feito um transplant­e de rim por via vaginal numa paciente e exclusivam­ente realizada por um robô.

A doente transplant­ada, de 43 anos, recebeu o rim da sua irmã, de 15, e o facto de a cirurgia ter sido minimament­e invasiva permitiu que a dadora tivesse alta um dia depois e a doente transplant­ada quatro dias depois, segundo noticiou o diário francês Le Monde.

A operação foi conduzida por Frederico Sallusto, cirurgião urologista e o responsáve­l pelos transplant­es no Hospital Universitá­rio de Toulouse, e pelo especialis­ta em cirurgia assistida por robô do mesmo hospital, Nicolas Dormec.

O procedimen­to durante a operação passou por retirar o rim da dadora através da vagina, recorrendo a cinco pequenas incisões de oito milímetros, e fazer o transplant­e da mesma forma, recorrendo ao mesmo número e ao mesmo tipo de incisões.

“A intervençã­o desenrolou- se no interior do corpo da doente e não pode ser realizada senão em mulheres”, afirmou Frederico Sallusto, citado no Le Monde.

Uma hora depois do transplant­e, o rim recomeçou a funcionar no corpo da irmã mais velha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal