Diário de Notícias

Mais brilhante e menos bela. Assim será Cleópatra na TV

O realizador indiano Shekhar Kapur vai mostrar “o ser humano que se escondia por detrás do mito” da rainha do Egito numa versão televisiva adaptada aos novos tempos

- MÁRCIA GURGEL

Poder, beleza, inteligênc­ia e mito. Estas são algumas das palavras que evocam o nome de Cleópatra, que gravou o seu nome na história. O mundo enamorou- se do seu percurso e da sua figura e o mesmo aconteceu com a ficção, que já retratou a rainha do Egito por diversas vezes e de várias formas. E vem aí mais uma versão de Cleópatra, desta vez na televisão e com um toque moderno.

A série inspirada na vida daquela que foi uma das mulheres mais poderosas do mundo será produzida pela Slingshot Global Media e ainda não tem data de estreia prevista. De acordo com o site Deadline, o realizador indiano Shekhar Kapur, que tem no currículo os filmes Elizabeth e Elizabeth: A Idade de Ouro, vai ser o responsáve­l por este projeto.

David Ellender, diretor executivo da produtora Slingshot Global Media, justificou a escolha de Shekhar Kapur para assumir o comando deste projeto. “Não podíamos ter pensado num realizador melhor do que Kapur para explorar este tema. Assim como ele fez com a rainha Elizabeth, Kapur vai mostrar- nos o ser humano que estava por detrás do mito [ de Cleópatra]”, afirmou o responsáve­l.

Ao contrário do que tem vindo a ser habitual na ficção, a beleza estonteant­e de Cleópatra e o seu poder de sedução, que arrebatou os corações de homens como os poderosos Júlio César ou Marco António, não vão surgir em primeiro plano. Desta vez o retrato da rainha do Egito vai centrar- se na sua inteligênc­ia, mente brilhante e espírito de liderança, escreve o Deadline.

“A Cleópatra é provavelme­nte uma das figuras mais conhecidas e mais incompreen­didas de todos os tempos”, revelou Shekhar Kapur. Nesta série, acrescenta o realizador paquistanê­s, a vida da rainha mais famosa do Egito “vai refletir uma parábola moderna das nossas vidas no mundo atual”. A trama vai acompanhar uma jovem de 18 anos que se torna faraó e rainha, que com o passar do tempo começa a revelar- se uma pessoa mais inteligent­e, rica e brilhante na administra­ção e no comando da suas terras do que qualquer outro homem do seu tempo.

A história da rainha do Nilo será reinventad­a nesta série, mostrando aos espectador­es de que forma é que uma mulher nos dias de hoje seria capaz de se reinventar e de lidar com a força do mito, além de sobreviver às adversidad­es do quotidiano e, claro, aos dilemas do coração.

O nome da atriz que vai dar vida à Cleópatra dos tempos modernos ainda permanece em segredo. Se- gundo o Daily Mail, sabe- se apenas que será uma atriz jovem, com menos de 20 anos.

Na sétima arte, Cleópatra já foi representa­da através de atrizes conceituad­as como Vivien Leigh, Sophia Loren ou Monica Bellucci. Mas a interpreta­ção de Elizabeth Taylor no ano de 1963 foi, de longe, a que se tornou mais famosa. O sucesso do filme Cleópatra traduziu- se nas receitas em bilheteira, 57 milhões de dólares na altura, mas a verdade é que o mesmo esteve perto de levar a 20th Century Fox à bancarrota devido aos enormes custos de produção – foi um dos filmes mais caros de sempre – gastos entre o salário da protagonis­ta, figurinos e cenários usados.

No final do ano passado, o ataque informátic­o à Sony Pictures trouxe a público vários e- mails, nos quais constava o nome de Angelina Jolie para interpreta­r Cleópatra numa nova versão cinematogr­áfica.

 ??  ?? Em 1963, a malograda atriz Elizabeth Taylor interpreto­u aquela que viria a ser a versão mais famosa e emblemátic­a de Cleópatra no cinema. As atrizes Vivien Leigh, Sophia Loren ou Monica Bellucci também deram vida à rainha do Nilo
Em 1963, a malograda atriz Elizabeth Taylor interpreto­u aquela que viria a ser a versão mais famosa e emblemátic­a de Cleópatra no cinema. As atrizes Vivien Leigh, Sophia Loren ou Monica Bellucci também deram vida à rainha do Nilo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal