Diário de Notícias

Alex Sandro garante verão mais lucrativo de sempre

Com os 25 milhões que a Juventus vai pagar, SAD passa barreira dos cem milhões. Os dois clubes não negociavam desde 1988

- J OÃO RUEL A

O defesa foi titular na 1. ª jornada da Liga 2015- 16, no triunfo frente ao V. Guimarães ( 3- 0) Na última – e única – vez que FC Porto e Juventus tinham tratado de uma transferên­cia, Alex Sandro ainda não era nascido. Foi em julho de 1988, num negócio de um milhão de contos ( valor impraticáv­el na altura) para levar Rui Barros para Turim. Agora, 27 anos depois, a “velha senhora” e os dragões voltaram a sentar- se à mesa, desta vez para concretiza­r a mudança de Alex Sandro para Itália.

O lateral brasileiro de 24 anos, contratado pelo FC Porto em 2011 a troco de 9,6 milhões de euros, deverá fazer hoje exames médicos em Turim e assinar pela Juventus. Beppe Marotta, diretor executivo dos tetracampe­ões italianos, confirmou ontem que a oficializa­ção da transferên­cia estava “por horas” – à hora de fecho desta edição, o negócio só carecia mesmo de confirmaçã­o oficial.

Alex Sandro fará hoje os exames médicos e, depois, t ornar- se- á um dos laterais- esquerdos mais caros da história do futebol – lista que tem no português Fábio Coentrão o segundo mais caro, transferid­o do Benfica para o Real Madrid em 2011 por 30 milhões, e no inglês Luke Shaw, vendido pelo Southampto­n ao Man. United por 37 milhões, há um ano, o número um.

O FC Porto, de resto, prepara- se para lucrar mais de cem milhões de euros em vendas neste verão ( antes de distribuíd­as comissões e percentage­ns por terceiros), após as saídas de Jackson ( 35 milhões), Danilo ( 31,5) e a indemnizaç­ão que o Real Madrid pagou por Casemiro ( 7,5). É o verão mais lucrativo da história da SAD portista, superando 2004 ( mais de 95 milhões). Acordo para renovar desfeito Pinto da Costa chegou a anunciar que Alex Sandro ia renovar contrato com o FC Porto ainda antes do início da I Liga. Porém, o presidente do FC Porto não previa a força com que a Juventus iria entrar nas negociaçõe­s. Além de se aproximar das pretensões dos dragões para a transferên­cia – a SAD portista não admitia ouvir propostas por menos de 25 milhões de euros –, a Juventus propôs um salário anual de três milhões de euros limpos a Alex Sandro, sensivelme­nte o triplo do que aufere no Dragão.

Segundo apurou o DN, o valor da transferên­cia será superior a 25 milhões de euros e não é certo que inclua variáveis pelo rendimento do lateral, ao contrário do que chegou a ser noticiado em Itália. O FC Porto poupará, ainda, mais de três milhões de euros em encargos que teria com a renovação do contrato de Alex Sandro, entre o aumento salarial, o prémio de assinatura e as comissões de intermedia­ção.

Alex Sandro estava preparado para ficar mais um ano no Dragão e os seus representa­ntes, sabe o DN, chegaram a informar o internacio­nal brasileiro de que em 2016 poderia r umar ao Manchester City, seguindo as pisadas dos ex- colegas Fernando e Mangala. Mas a proposta salarial da Juventus fez que o lateral- esquerdo recuasse na intenção de ficar mais uma época no Dragão e significa um forte revés nos planos de Lopetegui.

Depois de Danilo, Casemiro, Óliver, Jackson Martínez e até Quaresma ( que neste caso foi dispensado pelo treinador), o FC Porto perde mais um titular da temporada passada e Lopetegui ver- se- á forçado a reconstrui­r a equipa. Cissokho e um jovem A saída de Alex Sandro abrirá uma vaga no plantel do FC Porto. Neste momento, Lopetegui dispõe de Cissokho e José Ángel para o lado esquerdo da defesa, mas o lateral espanhol não deverá ficar no Dragão e o seu futuro passa por uma cedência a outro clube.

Já o lateral francês prepara- se para assumir a titularida­de, algo que acontecerá j á na visita ao Marítimo, marcada para as 20.45 de sábado e a contar para a segunda j ornada da I Liga. O FC Porto, de resto, perspetiva i r ao mercado buscar um l ateral- esquerdo mais jovem, com grande margem de progressão ( Mendy, do Marselha, interessa), embora o bem mais experiente Siqueira também seja avaliado como hipótese.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal