Diário de Notícias

Schwarzene­gger traz para a TV o culturismo dos anos 70

Para além de substituir Donald Trump no novo The Apprentice, o ator irá produzir para o canal CBS a série de oito episódios Pump, sobre a sua carreira como culturista em Venice Beach

- NUNO CARDOSO

A televisão vai ser o principal foco de Arnold Schwarzene­gger em 2017. Para além de assumir o cargo de Donald Trump na condução da próxima edição do reality show The Apprentice, que se estreia em janeiro, o ex-governante da Califórnia será também o produtor de uma nova série autobiográ­fica da estação CBS que se vai centrar na sua carreira como culturista, na década de 1970, em Los Angeles.

Com oito episódios, e argumento de Michael Konyves, Pump vai centrar-se nos anos de treino intensivo de Schwarzene­gger num ginásio perto das praias de Venice Beach e no seu percurso nas competiçõe­s profission­ais, que o levou a ser o terceiro mais galardoado de sempre no campeonato mundial organizado pela Federação Internacio­nal de Culturismo, com um total de sete vitórias.

“Soube desde a primeira reunião para se discutir ideias para a série que Pump está destinada a ser um êxito. Os anos 1970 foram uma década recheada de cores e transforma­ções tanto para mim como para os EUA. Espero levar isso para as salas de estar dos espectador­es com personagen­s complexas e fantástica­s e com um argumento com muitas camadas. Sinto-me apaixonado por este projeto porque hoje é tão fácil não dar o devido valor aos ginásios e à cultura do fitness, mas tudo começou com aquele grupo de culturista­s e como uma subcultura num pequeno ginásio em Venice Beach. Mal posso esperar para trabalhar com esta grande equipa”, frisou o eterno Exterminad­or Implacável, de 68 anos, num comunicado enviado à imprensa.

A Variety, que divulgou em primeira mão as novas informaçõe­s sobre Pump, avança que na descrição oficial do projeto se pode ler que a série é “baseada nas proezas de Schwarzene­gger em Venice Beach, em 1973, quando ainda não era mundialmen­te conhecido como governador ou ator de Hollywood, mas como um musculado austríaco”. No ano em que se irá passar a ação, o culturismo era a principal ocupação do ator, tendo apenas participad­o num filme antes disso, a longa-metragem Hércules em Nova Iorque, que Aubrey Wisberg realizou em 1969.

Por ainda se encontrar numa fase embrionári­a – com a recente luz verde dada pela CBS – ainda não se sabe qual é a data de estreia de Pump nem os principais atores que irão compor o seu elenco, mas é certo que as gravações da série arrancam em breve. Apesar de não haver ainda confirmaçã­o, a imprensa especializ­ada especula que seja muito provável que Arnold Schwarzene­gger faça uma pequena participaç­ão na trama como ator.

Pump é a primeira grande aposta do ator na ficção televisiva. Com uma carreira de décadas, principalm­ente dedicada à sétima arte, Schwarzene­gger participou apenas de forma esporádica na série Foi Assim Que Aconteceu ou em telefilmes que tiveram fraca repercussã­o.

O culturismo, de resto, representa uma importante parte da vida do ator. Arnold Schwarzene­gger começou a treinar esta modalidade com apenas 15 anos, foi campeão mundial durante sete anos com o título de Mr. Olympia, e chegou a interpreta­r um culturista no seu filme de 1977 Pumping Iron – O Homem dos Músculos de Aço.

A nova série que vai agora produzir para a CBS esteve na cabeça do ator durante alguns anos. Aliás, Schwarzene­gger chegou a entrar em negociaçõe­s com o canal Showtime, em 2013, mas o projeto nunca chegou a avançar. Mais tarde, chegou a equacionar-se a hipótese de a série ser exibida na plataforma de streaming Hulu, mas o acordo também não chegou a bom porto.

Schwarzene­gger foi campeão mundial de culturismo por sete vezes

 ??  ?? Aos 68 anos, Arnold Schwarzene­gger foca-se na televisão, depois de uma carreira no cinema, no culturismo e na política
Aos 68 anos, Arnold Schwarzene­gger foca-se na televisão, depois de uma carreira no cinema, no culturismo e na política

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal