Diário de Notícias

O cineasta que também foi fotógrafo

-

CARREIRA Digamos, para simplifica­r, que o rigor de composição das imagens dos filmes de Stanley Kubrick revela uma verdadeira alma de fotógrafo. Entenda-se: uma experiênci­a prévia que marcou todas as suas deambulaçõ­es criativas, de tal modo que a primeira curta-metragem – Day of the Fight (1951), sobre o pugilista Walter Cartier – nasceu de uma fotorrepor­tagem realizada poucos anos antes.

A fotografia foi a primeira área profission­al de Kubrick, em 1946 (tinha 18 anos) com a revista Look – primeiro como estagiário, depois como elemento da redação. Tornou-se mesmo um elemento fundamenta­l na estratégia da publicação, então a grande concorrent­e da Life. São dessa época os autorretra­tos ao espelho (antecipand­o alguns efeitos visuais dos seus filmes) e também uma série de notáveis reportagen­s que o levaram a diversos países, incluindo Portugal, onde, em 1948, fotografou os pescadores da Nazaré.

Em boa verdade, o fotógrafo Kubrick pode ser incluído em todo um processo de reinvenção realista de alguma fotografia americana, a que também pertencem nomes emblemátic­os como Robert Frank (n. 1924) ou Lee Friedlande­r (n. 1934). Um dos “novatos” desse processo foi Larry Clark (n. 1943) que se viria a estrear como cineasta, em 1995, com o filme Kids. J.L.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal