Diário de Notícias

Hamilton vence na Hungria e é o novo líder do mundial

Rosberg perdeu a corrida e a liderança para o colega da Mercedes. Ferrari e Red Bull lutam pelo 2.º lugar entre os construtor­es

-

FÓRMULA 1 Uma reviravolt­a como há muito não se via na Fórmula 1. Lewis Hamilton venceu ontem o Grande Prémio da Hungria e é agora o novo líder do Mundial de pilotos. O britânico somou o 48.º triunfo da carreira e soma mais seis pontos do que o colega de equipa, Nico Rosberg, que chegou a ter mais 43 (!) e perdeu a liderança ao fim de 11 das 21 etapas do campeonato – tem agora 186 contra os 192 pontos de Hamilton.

O britânico venceu pela 5.ª vez na pista de Budapeste e superou Michael Schumacher como o maior vencedor em Hungarorin­g, circuito utilizado pela Fórmula 1 desde 1986. “É incrível ouvir estas palavras, especialme­nte porque cresci a ver Michael correr, então saber que venci mais corridas do que ele é algo incrível”, afirmou o campeão mundial, agradecend­o às equipas pelas quais correu, a McLaren e a Mercedes.

Depois explicou como bateu Rosberg com apenas 1,9 segundos de vantagem: “Adoro esta pista, espero que tenha muito mais pela frente. Não foi o GP mais fácil que tive nos dez anos que corri aqui, foi uma grande batalha entre os três primeiros (...) O arranque foi tudo. Este foi um grande resultado para a equipa. Que dia! O tráfego tornou a condução um pouco difícil, mas foi uma corrida fantástica.”

Nico Rosberg foi mesmo o grande perdedor na Hungria. Foi batido no arranque e acabou em segundo, perdendo a liderança do mundial. Mas esta não é a única alteração entre os primeiros no Mundial de pilotos. Daniel Ricciardo foi terceiro e saltou para o 3.º lugar no mundial, relegando para quarto Kimi Raikkonen... com apenas um ponto de diferença. Segue-se Sebastian Vettel, dez pontos à frente de Max Verstappen, que, por sua vez, já leva 44 de vantagem sobre Valtteri Bottas...

Já quanto ao mundial de construtor­es, a Mercedes não tem tido rival à altura, com os dois pilotos da marca, Hamilton e Rosberg, a dominarem no plano individual. Por isso a luta das restantes escuderias é mesmo pelo segundo lugar entre os construtor­es. E nesse campo a Ferrari e a Red Bull estão a dar espetáculo, com a equipa italiana com apenas um ponto de vantagem. A Ferrari tem agora 224 pontos e a Red Bull 223.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal