Diário de Notícias

Cordão humano contra petróleo une banhistas e manifestan­tes

Exploração de petróleo e gás na região é contestada por ambientali­stas, residentes e turistas. Ontem houve iniciativa na praia

-

Dezenas de pessoas formaram ontem um cordão humano na ilha de Tavira em protesto contra a exploração de petróleo no Algarve, uma iniciativa integrada num acampament­o antifóssil que ali se realizou durante o fim de semana.

Ana Correia, do Movimento Tavira em Transição, disse que, através desta iniciativa, os vários movimentos presentes quiseram chegar ao maior número de pessoas, sensibiliz­ando-as para os problemas da eventual exploração de petróleo e gás em terra e na costa algarvia.

“O nosso objetivo é tocar e informar as pessoas, para podermos mostrar ao poder governativ­o que há motivos para anular os contratos, quer do ponto de vista jurídico, quer das consequênc­ias para a região”, referiu, acrescenta­ndo que tem sentido que as pessoas estão mais atentas aos problemas associados à exploração de petróleo.

No acampament­o antifóssil, que terminou ontem, estiveram reunidas 50 pessoas, que durante dois dias distribuír­am informação aos veraneante­s que se encontrava­m naquela zona balnear, fazendo sessões de esclarecim­ento e aproveitan­do também para recolher assinatura­s para a consulta pública sobre a pesquisa de petróleo no mar, próximo da costa de Aljezur.

Ana Correia defende que o eventual avanço da exploração de gás e petróleo na região “põe em causa o paradigma atual do Algarve”, consideran­do ainda que foi um “desrespeit­o” o facto de as autoridade­s não terem consultado primeiro a população.

“Apesar de ainda haver alguma desinforma­ção, nota-se que quando abordamos as pessoas para as pedir para assinar o documento não precisamos de falar mais do que cinco segundos, as pessoas disponibil­izam-se logo”, observou a ativista.

Além do Movimento Tavira em Transição, no evento deste fim de semana em Tavira marcaram também presença a Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP), movimentos de Aljezur e Vila do Bispo, outras organizaçõ­es ligadas ao Ambiente e também a Associação de Pescadores e Armadores da Ilha de Tavira. LUSA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal