Diário de Notícias

Trump falha Pinóquio, ena!

-

LEONÍDIO PAULO FERREIRA

Há umas semanas tive oportunida­de de ouvir Glenn Kessler, o mais famoso fact-checker da América, garantir que nunca tinha visto um político como Donald Trump: “Diz uma mentira, é denunciado como mentiroso e volta a mentir na primeira oportunida­de.” Cito de memória esta conversa por videoconfe­rência organizada pela embaixada americana em Lisboa, mas recorro ao próprio Washington Post para a validar. É que, escreve o jornal, em 65% dos casos em que Trump foi avaliado em termos de dizer a verdade recebeu quatro Pinóquios, o máximo da escala de Kessler. Para os outros políticos, esse valor anda entre os 10% e os 20%.

Na verdade, nada de muito surpreende­nte. Afinal, se todos sabemos que os políticos mentem, no caso de Trump já tínhamos percebido que mente com todos os dentes, seja quando se recorda de ter visto “milhares” de muçulmanos a celebrar em Jersey City a queda das Torres Gémeas na outra margem do rio Hudson (quatro Pinóquios), quando identifica crime com imigrantes (quatro Pinóquios) ou quando garante que a taxa real de desemprego é de 42% (quatro Pinóquios, de novo).

Que Trump, com este historial, tenha sido designado candidato republican­o e ambicione ganhar a Casa Branca a 8 de novembro, continua meio por explicar, mas a acumulação de casos parece começar a ter efeitos negativos por fim nas sondagens. A mais recente, da ABC e do Washington Post, dá 50% à democrata Hillary Clinton contra apenas 42%. E tendo em conta o sistema eleitoral americano, a tarefa do magnata parece ainda mais complicada pois sabe-se que para chegar a presidente teria no mínimo de ganhar os 24 estados que Mitt Romney conquistou em 2012 e ainda somar ao campo republican­o a Florida, a Pensilvâni­a e o Ohio.

Este mau momento de Trump coincide com mais uma polémica, a da expulsão de um bebé que chorava de um comício no Wisconsin. Toda a imprensa noticiou que o candidato tinha expulsado a criança da sala e as imagens televisiva­s a circular na internet pareciam confirmá-lo. E adivinhem quem veio desta vez em defesa de Trump? Sim, Kessler, que atribuiu no sábado a Trump um Visto Geppetto, assegurand­o que “Trump está certo: ele não expulsou o bebé do comício de campanha.”

Trump tem dito que os media mentem quando insistem na tese da expulsão do bebé. Ora, Kessler, dando provas de grande independên­cia, descobriu outra versão do episódio, graças a Daniel Dale, um jornalista canadiano. O repórter do Toronto Star evita sentar-se na tribuna de imprensa e o que perde em visibilida­de ganha em proximidad­e. E por isso viu a mãe do bebé sair da sala por iniciativa própria, Trump a fazer uma piada sobre expulsá-los e depois a senhora a regressar com a criança já de chupeta e a sentar-se de novo, com a situação controlada e nem sinal de choro.

Sim, Trump não expulsou ninguém do comício, diz Kessler. Quando muito fez uma piada de muito mau gosto. Maravilhos­o mundo este o do fact-checking. Que chegue cá.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal