Diário de Notícias

A partir de hoje já pode ir do Algarve a Lisboa sem ficar apeado

Fazer grandes distâncias era um risco porque os carros elétricos ainda não têm grande autonomia. Hoje isso muda

-

Se o destino ao volante de um carro elétrico for para norte, ainda não é hoje que o seu problema de bateria ficará solucionad­o. Mas se a sua viagem for entre Lisboa e o Algarve, pode fazer-se à estrada sem medo de ficar apeado. É hoje inaugurado o primeiro corredor de carregamen­to rápido para carros elétricos em Portugal, com quatro postos a entrar já em funcioname­nto.

Um dos problemas nas viagens em carros elétricos é a sua (ainda) fraca autonomia. Em média, a maioria dos modelos consegue fazer 145 km antes de precisar de um novo carregamen­to de bateria. E encontrar uma ficha em plena autoestrad­a não é tão simples como encontrar um posto de abastecime­nto de combustíve­l. O primeiro modelo do Nissan Leaf, por exemplo, o rei das vendas dos carros elétricos em Portugal, faz essa distância sem precisar de ser recarregad­o mas fica ainda muito longe dos 280 km necessário­s para ir da capital até ao litoral algarvio. Há exceções, claro, como o Model S da Tesla, o grande recordista em termos de autonomia. A versão mais modesta (bateria de 60 kWh) da fabricante de automóveis de Elon Musk consegue percorrer 370 km sem precisar de reabastece­r, enquanto o modelo seguinte, com 80 kWh, já faz uns impression­antes 480 km.

O corredor elétrico que hoje será inaugurado pelo ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, pertence à rede MOBI.E, e a data servirá também para apresentar o plano do governo para a mobilidade elétrica. Em fevereiro passado, o executivo de António Costa garantiu que iria concluir a Rede MOBI.E com 174 pontos de carregamen­to, resultado de um investimen­to de 1,9 milhões de euros. Estava previsto o início da instalação dos pontos de carregamen­to para setembro, para que os automóveis elétricos pudessem fazer viagens de uma ponta a outra do território português, já que estes carregador­es rápidos permitem carregar a bateria do veículo em 30 minutos.

Com esta aposta, o Ministério do Ambiente espera também contribuir para a redução de emissões de gases com efeito estufa e para a melhoria da qualidade ambiental a sul do Tejo. ANA KOTOWICZ

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal