Diário de Notícias

Feitos de Sousa e Carvalho anularam desilusões do dia

Ténis português em grande: João Sousa venceu Robin Haase (6-1 e 7-5) e espera por Djokovic na 2.ª ronda. Canoísta, em estreia, apurou-se para a meia-final do slalom

- ISAURA ALMEIDA

E vão dois. Portugal somou ontem o segundo, e inédito, triunfo no ténis olímpico. Depois de Gastão Elias, foi a vez de João Sousa vencer e seguir para a segunda jornada do Rio 2016. O número 1 português levou a melhor sobre o holandês Robin Haase (2-0),pelos parciais de 6-1 e 7-5.

“É ótimo tanto eu como o Gastão [Elias] podermos fazer história no ténis. Temos vindo a jogar bem e a representa­r bem Portugal, penso eu”, confessou o tenista no final do jogo, feliz pelo desempenho: “Eu consegui estar acutilante, bastante agressivo durante o encontro e daí a minha vitória.”

Os resultados dos confrontos anteriores não eram os mais animadores para o tenista de 27 anos, natural de Guimarães. Sousa tinha perdido os dois únicos encontros com Haase. Mas à terceira foi de vez. O melhor jogador português de todos os tempos entrou demasiado forte para permitir uma reação ao holandês, quebrando por duas ocasiões o serviço de Haase e concluir o parcial (6-1), em apenas 28 minutos.

Já no segundo set, a história foi outra. O número 36 do ranking mundial viu o adversário apresentar mais resistênci­a, chegando ao 5-5. Nesta altura, o português não tremeu, aguentou e colocou um ponto final no duelo com um jogo em branco (7-5).

Garantido o lugar na segunda ronda do torneio olímpico, o melhor português do ranking ATP não terá tarefa nada fácil na próxima ronda... Irá jogar com o vencedor do jogo entre Juan Martín del Potro e Novak Djokovic, que reeditaram o duelo de medalha de bronze de Londres 2012 (de madrugada). “Só depois vou pensar nisso. Quem quer que seja o vencedor, são dois jogadores de topo mundial e vai ser mais um encontro difícil”, disse o português.

Sousa espera agora continuar a fazer história no Rio 2016, também na variante de pares (de madrugada). Poucas horas depois de fazer história e vencer Haase, o vimaranens­e juntou-se ao tenista da Lourinhã, Gastão Elias, em court, diante dos eslovacos Andrej Martin e Igor Zelenay. Canoísta quer a final O português José Carvalho vai “dar tudo” para atingir a final de C1 slalom nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e para voltar a colocar a canoagem portuguesa ao mais alto nível. “É para dar tudo. Para entrar na final e conseguir pôr a canoagem portuguesa mais uma vez ao mais alto nível”, disse o canoísta, minutos depois de ter conseguido o 11.º lugar (entre 19 atletas) nas qualificaç­ões, com um tempo de 98,18.

Depois de uma primeira manga desastrosa, o atleta estreante em Jogos fez uma segunda corrida quase sem erros, festejando com um grito ao passar a meta em 3.º.

As meias-finais e a final são ambas na terça-feira, às 17.00 e 19.16 (hora de Portugal).

Ontem também houve a registar as eliminaçõe­s precoces das mesa-tenistas portuguesa­s Fu Yu e Shao Jieni. A mesma sorte tiveram os judocas Joana Ramos e Sergiu Oleinic. Este quarteto disse adeus aos Jogos ao perder na segunda ronda em ambas as modalidade­s.

 ??  ?? João Sousa fez um grande jogo e venceu Haase, seguindo para a segunda ronda do torneio olímpico
João Sousa fez um grande jogo e venceu Haase, seguindo para a segunda ronda do torneio olímpico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal