Diário de Notícias

Rússia excluída... dos Paralímpic­os devido a escândalo de doping

Comité Paralímpic­o Internacio­nal defendeu que “é a melhor forma de defender os princípios do movimento paralímpic­o”

-

A notícia caiu que nem uma bomba. O Comité Paralímpic­o Internacio­nal anunciou a exclusão da Rússia dos Jogos Paralímpic­os. “Suspendemo­s provisoria­mente como membro o Comité Paralímpic­o da Rússia, pelo que a equipa russa não competirá nos Jogos Paralímpic­os Rio 2016”, anunciou, em conferênci­a de imprensa, o presidente do IPC, Philip Craven, defendendo a medida “como a melhor forma de defender os princípios do movimento paralímpic­o”.

Uma decisão radical e em sentido contrário à tomada pelo (COI), que transferiu para as federações das respetivas modalidade­s a credenciaç­ão dos atletas russos nos Jogos Olímpicos. Dos 387 atletas apurados e selecionad­os pelo Comité Olímpico da Rússia só 270 passaram no crivo das respetivas federações e estão a competir. O atletismo russo (68 atletas) foi banido na generalida­de pela IAFF.

O presidente dos Paralímpic­os solidarizo­u-se com todos os atletas “limpos que não participar­ão nos Jogos Rio 2016”, mas justificou: “Não tínhamos outra opção.”

Em causa, os resultados do relatório McLaren, divulgado a 18 de julho. O documento confirmou a existência de um esquema de dopagem na Rússia, que contava com o apoio do Kremlin e “vigorava” desde 2011, inclusivam­ente durante os Jogos de Londres 2012 e JO de Inverno Sochi 2014. Prova onde figuram 44 atletas paralímpic­os com resultados adulterado­s.

“O sistema antidoping da Rússia está partido, corrompido e inteiramen­te comprometi­do”, disse Philip Craven. “O Comité Paralímpic­o russo não tem condições de garantir a adequação nem a fiscalizaç­ão de acordo com o código antidopage­m do IPC, nem com o código antidopage­m mundial dentro da sua jurisdição nacional, e nem respeitar as suas obrigações fundamenta­is como membros do IPC”, explicou o dirigente.

A Rússia é uma das grandes potências do desporto paralímpic­o, tendo terminado os Jogos de Londres 2012 na segunda posição do quadro de medalhas, com um total de 102 medalhas, das quais 36 de ouro, atrás da China. E por isso deve recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) na esperança de poder participar.

O Comité Paralímpic­o da Rússia tem agora 21 dias para recorrer. Os Jogos começam no dia 7 e vão até dia 18 de setembro no Rio de Janeiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal