Diário de Notícias

Mourinho ganha Pogba e Supertaça no mesmo dia

Ibrahimovi­c decidiu contra o Leicester e deu o primeiro troféu ao técnico no Man. United. Agora, vem aí o senhor 120 milhões

- JOÃO RUELA

José Mourinho dificilmen­te poderia ter tido um dia melhor. Na mesma tarde, estreou-se a vencer pelo Manchester United, conquistou o 23.º troféu da carreira e recebeu a confirmaçã­o de que Paul Pogba está mesmo a caminho de Old Trafford, num negócio que tornará o médio francês o atleta mais caro da história.

O Manchester United venceu o Leicester por 2-1, em Wembley, e conquistou a Community Shield, a Supertaça inglesa, troféu que abre a temporada 2016-17. José Mourinho lançou os reforços Bailly (contratado ao Villarreal por cerca de 40 milhões de euros) e Ibrahimovi­c na equipa titular, enquanto Ranieri optou por formar um onze apenas com jogadores que já jogavam no Leicester na época passada – exceção feita a Kanté, transferid­o para o Chelsea.

O Leicester estava melhor na partida quando Lingard, aos 32 minutos, assumiu o lance individual, passou por dois jogadores e bateu Kasper Schmeichel. O avançado de 23 anos mostrou ser talhado para finais, uma vez que tinha sido ele a decidir a final da Taça de Inglaterra, no mesmo estádio, em maio último.

Em desvantage­m, o Leicester deu uma resposta à altura e chegou ao empate aos 52 minutos, autoria de Jamie Vardy, na sequência de um erro de Fellaini. A segunda parte ficou marcada pelas quebras próprias de pré-temporada (na Supertaça inglesa, os treinadore­s podem fazer seis alterações cada) e o empate persistia quando Ibrahimovi­c apareceu.

Aos 83 minutos, após cruzamento de Valencia, o sueco cabeceou e assinou o triunfo dos red devils, para alegria de um sorridente José Mourinho. Aos 34 anos, o goleador sueco, autointitu­lado “Deus de Manchester”, marcou na 20.ª competição diferente na sua carreira e promete que este foi só o início.

“Sabe bem. Foi o primeiro jogo oficial, jogámos por um troféu e ganhámos. Este é o meu 31.º troféu, estou superconte­nte. Espero que possa ganhar muitos mais. Está a acontecer algo grande com esta equipa. Começamos com um troféu”, disse Zlatan.

“Finalmente”, Pogba José Mourinho estava, naturalmen­te, duplamente satisfeito. Ainda o jogo não tinha começado e já os adeptos do Manchester United celebravam a notícia de que a Juventus tinha autorizado Paul Pogba a realizar exames médicos, a fim de se tornar o jogador mais caro da história do futebol.

O Man. United confirmou ontem que Pogba ia fazer exames médicos e hoje o médio francês deverá ser oficializa­do como a mais recente contrataçã­o do clube, num negócio que deverá rondar os 120 milhões de euros.

Aos 23 anos, Pogba regressa ao clube que o dispensou em 2012. Após quatro anos na Juventus, em que ganhou sempre a Liga italiana e se perfilou como um dos melhores médios do mundo, vai ultrapassa­r Gareth Bale como o jogador mais caro de sempre.

Mas o valor da transferên­cia tem sido alvo de várias críticas, inclusive de alguns históricos do Manchester United. Foi o caso de Scholes, para quem “Pogba não vale cem milhões”. Embora seja um médio completo, Pogba fez um Europeu discreto e na época passada marcou oito golos e fez 13 assistênci­as na Liga italiana. As dúvidas sobre se isso valerá 120 milhões vão persistir, mas Mourinho está satisfeito.

“Finalmente conseguimo-lo. Vai chegar a uma equipa ganhadora, que ganhou os seus dois últimos jogos: a Taça de Inglaterra do último ano e o de hoje. Agora vai ter de trabalhar no duro para se integrar”, disse Mourinho. Para já, a Juventus faz um dos melhores negócios da história: há quatro anos desembolso­u apenas um milhão em direitos de formação e comprou o substituto de Pogba (Pjanic) por 32 milhões.

 ??  ?? Ibrahimovi­c ofereceu primeiro troféu da época a Mourinho e ao United na estreia em jogos oficiais
Ibrahimovi­c ofereceu primeiro troféu da época a Mourinho e ao United na estreia em jogos oficiais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal