Diário de Notícias

The Get Down. Um grito de revolta e o nascimento da cultura do hip hop

Produção que recua à Nova Iorque do final da década de 1970 chega amanhã à Netflix. O realizador Baz Lunhrmann é o visionário de serviço e marca, desta forma, a sua estreia no papel de criador de uma série

- MÁRCIA GURGEL, em Nova Iorque

Boémia, violência, disco music, rock n’ roll , calças à boca de sino. Assim era Nova Iorque no final da década de 70. No bairro de South Bronx, porém, a revolução artística e cultural tomava um rumo diferente. O rap,o break dance eo graffiti davam os primeiros passos, abrindo caminho para aquela que hoje conhecemos como a cultura do hip hop. Esta é a proposta da série da Netflix The Get Down, que se estreia amanhã.

E foi precisamen­te em Nova Iorque que o DN falou com Baz Luhrmann, criador e produtor executivo da série. “Já tinha esta ideia na minha cabeça há pelo menos 10 anos. Talvez mais. Sempre fui fascinado por Nova Iorque”, começou por explicar o realizador de filmes como O Grande Gatsby, Moulin Rouge e Romeu e Julieta.

Mais do que contar a história do nascimento da cultura do hip hop, Luhrmann queria saber o que estava por detrás da “explosão de criativida­de” presente no Bronx do final daquela época. Criativida­de essa que era expressada “não só através da música” mas “também através da pintura”. Ou melhor, dos graffiti. “Uma das personagen­s escreve o seu nome no comboio. Porquê? Porque sempre que aquela carruagem passa com o seu nome inscrito, ele torna-se alguém”, frisa o criador de The Get Down. Mais do que letras, o graffiti era um grito de revolta e uma marca de identidade.

Porque é que esta parte da história nunca foi contada antes? Lurhmann não tem uma resposta. “Todos olham para o bolo, ou seja, para os anos 1980, mas esquecem-se dos ingredient­es [final da década de 70]”, exemplific­a. O que é estranho, tendo em conta que a carga histórica entre 1977 e 1979 “é surpreende­nte”, “não apenas em termos musicais mas também políticos”.

Quem também participa neste projeto é Catherine Martin, mulher de Baz Luhrmann, que assume os papéis de produtora executiva, designer de produção e figurinist­a. No seu trabalho de pesquisa apercebeu-se não só de que o ambiente no Bronx era marcado pela pobreza, violência e consumo de drogas mas Catherine também realça ao DN que “existia um forte compromiss­o por parte dos habitantes de ressus- citar” aquele bairro norte-americano “e reconstruí-lo”.

Naquele que é a sua estreia num projeto televisivo, o realizador realça “a liberdade criativa” proporcion­ada pela Netflix, o que fez que a experiênci­a tenha sido “muito positiva”. E o facto de ser australian­o conferiu o “o distanciam­ento” e a “imparciali­dade” necessário­s.

O realizador também contou com a “preciosa ajuda” de Nelson George, autor de vários livros sobre hip hop, e que em The Get Down assume o papel de supervisor de produção e consultor musical. “Fazer que jovens do século XXI aprendam os movimentos dos anos 70 foi uma odisseia”, conta. Mas o resultado final compensou.

Entre os protagonis­tas está Justice Smith, filho do ator Will Smith, que interpreta Books, um jovem “sensível” e com uma forte capacidade para criar uma batida e uma estrofe de rap em poucos minutos. Ao DN, o jovem ator considera que a grande mensagem de The Get Down – onde também participa o seu irmão, Jaden – é promover a “irmandade” “a amizade” e mostrar que “vale sempre a pena sonhar”.

A crítica aplaude aquela que é a primeira incursão de Lurhmann nas séries. “Se o primeiro episódio de The Get Down é uma indicação fidedigna do que está para vir, então promete deixar uma impressão duradoura na sua audiência tal como fez o hip hop no mundo”, escreve a revista Vibe. Já o The Hollywood Reporter, elogia o “talento do elenco”, “a abordagem épica” e a forma como o realizador faz passar uma “efervescen­te alegria de viver”.

Do elenco constam ainda nomes como Shameik Moore, Herizen Guardiola, Skylan Brooks, Tremaine Brown Jr., Jimmy Smits e Giancarlo Esposito, entre outros.

“Todos veem o bolo, os anos 1980. E esquecem os ingredient­es: o fim dos 70’s”, diz o

australian­o

 ??  ?? The Get Down estreia-se amanhã na plataforma de streaming Netflix e mostra a origem da cultura do hip hop nos EUA. Série é assinada pelo realizador australian­o Baz Lurhmann, autor de êxitos cinematogr­áficos como O Grande Gatsby, Moulin Rouge ou Romeu e...
The Get Down estreia-se amanhã na plataforma de streaming Netflix e mostra a origem da cultura do hip hop nos EUA. Série é assinada pelo realizador australian­o Baz Lurhmann, autor de êxitos cinematogr­áficos como O Grande Gatsby, Moulin Rouge ou Romeu e...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal