Diário de Notícias

Stojiljkov­ic na lista para reforçar ataque leonino

Internacio­nal sérvio do Sporting de Braga agrada a Jesus pelo poderio físico e agilidade, mas não é prioridade em Alvalade

- BRUNO PIRES

Nikola Stojiljkov­ic, avançado do Sporting de Braga, consta na pequena lista de nomes que o Sporting tem para reforçar o ataque até final do presente mês de agosto, altura em que o mercado de transferên­cias encerra.

O sérvio de 23 anos reforçou os bracarense­s há um ano, provenient­e do Cukaricki, pela módica quantia de 750 mil euros relativos a 80% do passe. Entretanto, valorizou-se. Foi peça fulcral na equipa treinada por Paulo Fonseca, de tal forma que foi chamado ineditamen­te pela sua seleção, com a qual já contabiliz­a quatro encontros.

O DN sabe que já existiram algumas conversas informais entre Sporting e Sporting de Braga para aquilatar de que forma o negócio podia concretiza­r-se. Ao que o DN apurou, António Salvador, presidente do emblema minhoto começou por pedir oito milhões de euros, uma verba considerad­a irreal pelo vice-campeão nacional. No entanto, a operação, após algumas negociaçõe­s, pode ser feita por cinco milhões de euros com a entrada de algum jogador excedentár­io do Sporting no negócio – Paulo Oliveira foi um nome abordado com o Sporting de Braga quer em relação ao avançado, quer em relação ao médio Vukcevic, também quadro do Sporting de Braga.

Ainda assim, Stojiljkov­ic não é uma prioridade para Jorge Jesus, que vê no sérvio uma boa possibilid­ade caso os nomes que encabeçam a lista falharem. Entre eles está o holandês Luc Castaignos, que representa o Eintracht Frankfurt. Os alemães pedem cinco milhões de euros, a mesma verba que o Sporting de Braga exige para libertar Stojiljkov­ic, que marcou 15 golos em 46 encontros na época passada.

Mas há outra possibilid­ade de o sérvio rumar a Alvalade... juntamente com Castaignos. E aqui entra Islam Slimani, que continua a ser muito pretendido, principalm­ente por emblemas ingleses. Na eventualid­ade de o Sporting vender o magrebino, Stojiljkov­ic passa a ser uma opção a ter (ainda mais) em conta. A juventude do sérvio – 23 anos –, bem como a sua disponibil­idade e robustez física, fazem de Stojiljkov­ic um futebolist­a sinalizado em Alvalade e com caracterís­ticas que agradam a Jorge Jesus, que prefere um futebolist­a móvel para compor a sua frente de ataque de dois elementos.

Uma coisa parece certa, o Sporting está muito ativo no mercado e o ataque vai ser reforçado, pois é uma urgência depois das saídas por empréstimo dos sul-americanos Barcos e Teo Gutiérrez. Estas cedências permitiram ao Sporting aliviar a sua folha salarial em mais de 3,5 milhões de euros anuais, valor consideráv­el e que pode ser reinvestid­o em vencimento­s. E isto sem esquecer Aquilani, cujo ordenado ultrapassa os dois milhões de euros brutos por ano. O médio italiano não conta para Jesus, tem mais um ano de contrato e o Sporting e a sua saída seria bem vista por todos os intervenie­ntes.

Refira-se que até ao fim do mercado o Sporting deseja consumar a contrataçã­o do central Douglas, sendo que o jogador continua a ser um entrave à conclusão do negócio entre o clube de Alvalade e o Trabzonspo­r. O brasileiro recusa-se a baixar o vencimento para um milhão de euros líquidos, metade do que aufere na Turquia.

Contudo, é bom realçar que centrais não faltam em Alvalade. Para além dos intocáveis Coates e Rúben Semedo, há ainda os transferív­eis Naldo, Paulo Oliveira e Ewerton.

Avançado custou 750 mil euros há um ano. Agora, o Sp. Braga exige cinco milhões

 ??  ?? Avançado sérvio do Sp. Braga, à esquerda, em ação na Supertaça frente ao compatriot­a Fejsa
Avançado sérvio do Sp. Braga, à esquerda, em ação na Supertaça frente ao compatriot­a Fejsa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal