Diário de Notícias

Célio cai à primeira na festa rija do refugiado Misenga

-

JUDO Atleta do Benfica caiu diante de um judoca do Benim que recebeu convite da organizaçã­o. Mas o dia foi de um exilado do Congo Célio Dias apostava forte na sua estreia em Jogos Olímpicos, mas acabou afastado do torneio de judo (-90 kg) logo ao primeiro combate.

Com Telma Monteiro, sua amiga de infância e medalha de bronze no Rio, nas bancadas da Arena Carioca 2, o judoca do Benfica, 21.º do mundo, foi surpreendi­do por Celtus Dossou, do Benim, que chegou ao Rio através de convite da organizaçã­o e como 220.º do mundo.

Célio, que até abdicou da sua participaç­ão na cerimónia de abertura para não atrapalhar a preparação para o combate, ainda esteve em vantagem por um ponto, mas acabou batido por ippon dentro do tempo regulament­ar. “Não acho que tenha acusado ansiedade. O meu adversário é que teve um momento muito bom. A primeira lição que aprendemos no judo é a cair. Hoje caí, mas amanhã vou levantar-me mais forte”, disse o português, penúltimo a entrar em ação na modalidade – hoje é a vez de Jorge Fonseca, atleta do Sporting, em -100 kg.

Já para o refugiado Popole Misenga o dia foi de festa. Natural do Congo e exilado no Brasil desde 2013, aprendeu judo ainda no seu país natal num centro de acolhiment­o na capital Kinshasa, para onde foi levado aos 9 anos após a morte da mãe, vítima da guerra naquele país africano. Em 2013, aproveitou uma deslocação ao Brasil para uma prova internacio­nal para pedir asilo. Misenga foi tratado como um atleta da casa na Arena Carioca 2, onde teve direito a duas das maiores ovações do dia, quando derrotou o indiano Avtar Singh na 1.ª ronda e quando foi aplaudido de pé após perder para o coreano Donghan Gwak, atual campeão mundial e que viria a ficar com uma das medalhas de bronze (a outra foi para o chinês Xunzhao Cheng). O ouro foi para o japonês Mashu Baker e a prata para Varlam Lipartelia­no, da Geórgia. P.S.

 ??  ?? Célio Dias foi eliminado
na primeira ronda
Célio Dias foi eliminado na primeira ronda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal