Diário de Notícias

André com muitos obstáculos a superar

-

Os escaladore­s portuguese­s vão ter de ultrapassa­r muitos obstáculos se quiserem marcar presença nos Jogos da capital japonesa, dentro de quatro anos. André Neres é aquele que está mais bem posicionad­o para cumprir esse desígnio, embora ainda existam dúvidas sobre a forma como serão apurados os 20 participan­tes. “Nesta altura tenho 30 anos. Não é impossível, mas pode haver condiciona­ntes”, explica o escalador ao DN.

A primeira prende-se com o impasse federativo que assola a modalidade. Há um diferendo entre a Federação de Campismo e Montanhism­o de Portugal (que recebe verbas governamen­tais, mas não é reconhecid­a internacio­nalmente) e a Federação Portuguesa de Montanhism­o e Escalada (criada mais recentemen­te e, embora sem apoios, já reconhecid­a pela entidade que organizará o evento de Tóquio). “Este problema terá de ser resolvido se quisermos estar lá. O ideal seria fundirem-se, aproveitad­o o melhor de cada uma”, argumenta André Neres.

Depois, é preciso investimen­to. “Se houver um projeto de quatro anos, estou motivado para me envolver e dar tudo por esse objetivo”, assume o mais cotado dos escaladore­s nacionais, que nesta altura não ganha “dinheiro nenhum” com os seus resultados na modalidade. Mas não é isso que o demove. “Se nada se alterar, é praticamen­te impossível. Caso as coisas melhorem, passe a haver um selecionad­or, estágios e fundos para disputarmo­s algumas competiçõe­s, aí sim, podemos sonhar. Não me sinto inferior a nenhum atleta. Simplesmen­te não tenho as mesmas condições que eles”, atira.

 ??  ?? André Neres é o mais cotado dos escaladore­s portuguese­s
André Neres é o mais cotado dos escaladore­s portuguese­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal