Diário de Notícias

PCP vota a favor e governo garante aprovação da proposta

Um dia depois de Catarina Martins ter anunciado que o Bloco ia aprovar o OE, Jorge Cordeiro garante também o sim comunista

-

O executivo de António Costa teve ontem a garantia de que a sua proposta de Orçamento do Estado para 2017 vai ter luz verde aquando da votação, nos próximos dia 3 e 4 de novembro. É que o PCP através de Jorge Cordeiro, membro do comité central, em entrevista à TSF, revelou que o partido iria votar a favor. “Esta formulação envolve a ideia de que votaremos a favor na generalida­de”, disse, excluindo assim qualquer dúvida que ainda pudesse ter ficado das declaraçõe­s de Jerónimo de Sousa, quando disse que o OE tinha “sinais positivos”.

No que diz respeito à especialid­ade, Jorge Cordeiro admitiu que o PCP vai procurar avanços “para além dos que já estão considerad­os”. “Votaremos a favor na generalida­de, a 3 e 4 de novembro, e prosseguir­á o exame comum”, sublinhou o membro do organismo responsáve­l pela atividade do PCP.

O voto favorável dos comunistas junta-se ao do Bloco, assumido no passado sábado pela coordenado­ra do partido, Catarina Martins.

PCP e BE, bem como o partido ecologista Os Verdes, negociaram com os socialista­s o Orçamento (entregue a 14 de outubro), mas a formalizaç­ão da aprovação da proposta só agora foi dada.

Segundo o atual quadro parlamenta­r, para a proposta do governo ser aprovada são necessário­s os votos favoráveis de um mínimo de 116 deputados. Como os socialista­s só têm 86 lugares precisam dos votos do BE e do PCP

A partir de dia 7 de novembro, e até ao final do próximo mês, dá-se início ao debate na especialid­ade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal