Diário de Notícias

SAD tem lucro de 2,6 milhões e reduz passivo

Encarnados baixaram pouco mais de 20 milhões de euros, mas continuam a ter o passivo mais alto que o FC Porto e o Sporting

- GONÇALO LOPES

A SAD do Benfica revelou ontem as contas relativas ao primeiro semestre da temporada, entre junho e dezembro do ano passado, anunciando um resultado líquido positivo de 2,6 milhões de euros.

Num comunicado enviado ontem à Comissão do Mercado de Valores Mobiliário­s, os encarnados destacam também que estes resultados foram alcançados sem incluir “as alienações dos direitos dos atletas Gonçalo Guedes e Hélder Costa”, que foram transferid­os em janeiro para o PSG e Wolverhamp­ton, a troco de 30 e 15 milhões.

Nestes primeiros seis meses da temporada os encarnados conseguira­m também reduzir o passivo consolidad­o em 20,5 milhões, estando agora na casa dos 435 milhões, ainda cima dos 377 milhões do FC Porto (subiu 28 milhões) e dos 276 do Sporting (mais em 27 milhões). Custos inferiores aos rivais Na primeira metada da época, entre os três grandes, o Benfica foi também aquele que menos gastou em salários, nomeadamen­te 30,3 milhões.

De acordo com os últimos relatórios e contas das SAD de FC Porto e Sporting, os azuis e brancos foram os mais “gastadores” com custos de 38,9 milhões, seguindo-se o Sporting com 31,6 (entretanto, os leões também deixaram sair jogadores como Elias e Markovic, que pesavam na folha salarial). Renovações de Lisandro e Lindelöf Apesar de não o terem revelado oficialmen­te, neste relatório a SAD confirmou também as renovações de contrato de Lisandro López e Lindelöf, que estão agora ligados ao clube da Luz até 2021.

O Benfica comunicou também que pagou cerca de 4,5 milhões de euros para adquirir 40% de uma futura mais-valia na venda de Jonas, o que poderá indicar que o brasileiro poderá rumar a outras paragens no final do campeonato.

Neste relatório o Benfica deu ainda conta de outros compromiso­s que incluem a entrega de mais-valias em transferên­cias de jogadores como Nélson Semedo (5%), Mitroglou (7%), Salvio (8%), Lindelöf (10%) ou Ederson (50%) e ainda de 10 a 15% de Grimaldo.

Adicionalm­ente existem ainda compromiss­os para entregar 10% de uma futura transferên­cia de Grimaldo e Rafa, num valor máximo de dois e três milhões de euros, e ainda três numa venda de Zivkovic (que custou seis milhões). Por sua vez, aquando da transferên­cia de Gonçalo Guedes para o PSG, ficou também acordado que os parisiense­s poderão ter de pagar um “bónus de sete milhões de euros” de uma futura transferên­cia.

 ??  ?? Luís Filipe Vieira apresentou contas positivas
da SAD do Benfica
Luís Filipe Vieira apresentou contas positivas da SAD do Benfica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal