Diário de Notícias

Merkel discute tema favorito de Trump: negócios

Chanceler alemã encontra-se hoje com o presidente dos EUA. Com ela vão alguns dos principais empresário­s da Alemanha

-

Ele criticou duramente a política de refugiados do governo dela, ela teve de lhe explicar ao telefone o que é a Convenção de Genebra, quando ele quis banir cidadãos de sete países muçulmanos de território norte-americano. Tensões à parte, Angela Merkel chega hoje aos EUA para um primeiro encontro oficial com Donald Trump, durante o qual a chanceler alemã não deverá procurar o confronto com o presidente republican­o, mas sim falar a linguagem que ele melhor conhece: a dos negócios.

Como líder da Alemanha, maior economia da União Europeia e país na presidênci­a do G20, Merkel deverá suscitar, sim, questões como o financiame­nto da NATO, a luta contra o Estado Islâmico, o regime da Coreia do Norte ou a influência da Rússia no conflito da Ucrânia. Porém, refere o The Guardian, no topo da agenda da chanceler democrata-cristã estará uma das suas mais habituais prioridade­s: promover a indústria automóvel alemã.

Angela Merkel, refere o jornal, procurará convencer o novo inquilino da Casa Branca de que a relação Alemanha-Estados Unidos é do interesse de ambos. A chanceler e a sua delegação, que incluirá os CEO da Siemens, da BMW e da Schaeffler, entre outros, “lembrará à administra­ção Trump que os investimen­tos alemães em território norte-americano somam 271 mil milhões de euros e que as empresas alemãs criaram cerca de 750 mil empregos nos EUA”. O país de Trump é o terceiro maior parceiro comercial da Alemanha, a seguir à China e à França e o seu maior mercado de exportação.

Na véspera de ir aos EUA reunir-se com o presidente que prometeu a “América primeiro”, Merkel falou ao telefone com o presidente chinês, Xi Jinping, tendo ambos os líderes prometido “lutar juntos pelo comércio livre e pelos mercados abertos”. A China tem sido particular­mente visada pelas críticas de Trump, que acusa o país de manipulaçã­o cambial. Ontem, também o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou numa conferênci­a de imprensa que Merkel irá a Moscovo a 2 de maio. P.V.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal