Diário de Notícias

Um Jardim de elogios: “Mudou a mentalidad­e dos clubes em França”

Franceses rendidos ao português que fez do clube monegasco “um exemplo para os outros clubes”, diz ex-internacio­nal Djorkaeff

-

Leonardo Jardim celebra reviravolt­a do Mónaco, no fim do jogo em que eliminou da Champions o Manchester City de Pep Guardiola

GONÇALO LOPES A vitória sobre o Manchester City fez aumentar o deslumbram­ento com que França e a Europa do futebol olham atualmente para Leonardo Jardim e para o seu Mónaco. Depois de um início ao “pé coxinho” na sua aventura francesa, que arrancou em 2014, e de muitas críticas ao seu estilo de jogo, considerad­o “defensivo”, nesta época o treinador português já convence até os mais céticos . Youri Djorkaeff, antigo internacio­nal francês que passou pelo Mónaco, diz mesmo que Jardim está a mudar um pouco a mentalidad­e do futebol gaulês.

“Quando ele chegou, o Mónaco tinha clara intenção de vencer com base no dinheiro. Havia muitos milhões para serem gastos a reforçar o plantel e, por isso, chegaram jogadores como Falcao ou James Rodríguez. Quiseram impor grandes jogadores e fazer disso uma equipa. Não resultou, o futebol não era suficiente e as estrelas não resolviam. Mas Leonardo Jardim percebeu que podia fazer as coisas de outra maneira”, começou por dizer Djorkaeff ao DN.

“Penso que ele percebeu todas as potenciali­dades do Mónaco, tudo o que podia fazer de base. Montou-se uma estrutura que poderia permitir que ganhasse muitas coisas num prazo mais alargado, trabalhand­o os jovens. A direção também percebeu isso e, em vez de gastar milhões em jogadores que dificilmen­te se adaptariam, procurou fazer as coisas de outra forma. Agora eles são a melhor equipa a jogar em França e estão a mudar mentalidad­es. Os outros clubes entendem também que podem fazer o mesmo com o que têm, não precisam de gastar milhões”, salientou o antigo internacio­nal francês, que agora está radicado em Nova Iorque.

“O que o Mónaco está a fazer não fica apenas em França, está a ser divulgado em todo o mundo. Têm dos melhores jovens mundiais, que vão passar pelas melhores equipas do mundo. Bernardo Silva? Sim, um enorme talento, uma pérola, tal como Mbappé ou Bakayoko”, disse o francês, que também acredita que Leonardo Jardim deverá rumar em breve a outras paragens. “Acredito que sim. Já demonstrou que tem muitas qualidades, sabe trabalhar com jovens e no mundo do futebol as principais equipas querem trabalhar com futebolist­as novos”, afirmou o antigo jogador, atualmente com 49 anos.

Em França, de resto, os elogios são generaliza­dos, como conta o jornalista Fabrice Perrine. “Antes, ele era muito criticado pelo seu futebol bastante defensivo, mas agora o seu estilo é completame­nte diferente, pois também tem outros futebolist­as diferentes. É um futebol muito entusiasma­nte e é elogiado por todos. Os treinadore­s dos principais clubes, como o PSG ou do Nice, elogiam-no, Guardiola fez questão de valorizar o trabalho que ele tem feito nos últimos anos e por isso não é de estranhar o interesse de outros clubes, ou mesmo do Mónaco em querer renovar com ele”, diz Perrine, consideran­do difícil que Jardim permaneça no Mónaco muito mais tempo.

“Será muito complicado. É verdade que tem uma grande equipa, composta por jovens, mas esses jovens vão ser cobiçados e vão acabar por ir para grandes clubes. A equipa irá partir-se. Leonardo Jardim fê-los crescer, mas certamente quererá também crescer em outro lado. Se for campeão acredito que possa sair já no final desta temporada”, vaticinou o jornalista.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal