Diário de Notícias

Pedro Henrique diz que a Liga Meo Surf é um campeonato de referência a nível internacio­nal e muito profission­al

-

Marlon Lipke, um dos poucos atletas que competem na Liga que já passaram pela elite do surf mundial, o World Tour. Isto porque Frederico Morais, antigo campeão nacional, agora a competir nessa elite, está impedido de participar em provas fora dos circuitos mundiais daWorld Surf League (WSL), entidade que tutela o surf profission­al a nível internacio­nal.

E é precisamen­te o regresso ao World Tour o objetivo maior da carreira de Pedro Henrique. Uma meta que esbarra na tal ausência de autocolant­e no bico da prancha, símbolo que distingue o patrocinad­or principal.

Uma lacuna que o luso-brasileiro, que se sagrou campeão da Europa profission­al já com as cores de Portugal, em 2015, justifica com alguma tristeza: “Há vários fatores que contribuem para isso, como a minha idade e o facto de ainda me verem como brasileiro. Não lhes in- A principal novidade é a inclusão da Figueira da Foz no calendário, mantendo-se as tradiciona­is etapas da Ericeira, Porto/Matosinhos, Sintra e Cascais.

24 a 26 deste mês – Allianz Ericeira Pro

12 a 14 de maio – Renault Porto Pro

2 a 4 de junho – Allianz Figueira Pro

14 a 16 de julho – Allianz Sintra Pro 14 a 16 de setembro – Bom Petisco Cascais Pro Mas, apesar das dificuldad­es, Pedro Henrique está feliz com a escolha que fez quando se mudou para Portugal, em 2011. “Há anos que pensava em vir morar para Portugal com a minha família. Por tudo. Pela segurança, a estabilida­de e a qualidade das ondas. É um dos melhores países do mundo para se ser surfista profission­al”, reconhece.

E a Liga Meo Surf é um bónus bem-vindo, assume: “É um campeonato de referência a nível internacio­nal. Muito profission­al, bem organizado e com um nível de surf muito alto. Tenho muito orgulho em ser o campeão desta Liga e gostava de repetir.”

Um objetivo que casa bem com as aspirações internacio­nais de Pedro Henrique, já que neste ano a Liga Meo Surf atribui um wildcard para o Meo Rip Curl Pro, etapa portuguesa doWorld Tour daWSL, a ter lugar em Peniche, em outubro.

Um dos pontos da Liga Meo Surf mais elogiados pelo campeão nacional é o seu calendário: “Há novidades muito boas, como a inclusão da Figueira, onde há muito tempo quero ir surfar e a passagem da etapa do Porto para mais cedo, o que aumenta as possibilid­ades de apanhar lá boas ondas.”

A Figueira da Foz já foi palco de várias edições da etapa portuguesa do circuito mundial e volta a receber os melhores surfistas nacionais depois da última edição, em 2012.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal