Diário de Notícias

35 portuguese­s na etapa do Circuito de Qualificaç­ão Mundial

Hoje arranca também a etapa do Mundial de Ontem, decidiram-se vencedores da etapa nacional

-

Vasco Ribeiro vai estar hoje em ação na Costa de Caparica

COSTA DE CAPARICA Tiago Pires, Vasco Ribeiro e Francisco Alves serão alguns dos surfistas que irão certamente receber muita atenção na Costa da Caparica. Arranca hoje mais uma etapa de qualificaç­ão do Circuito de Qualificaç­ão Mundial e os portuguese­s terão uma forte presença, tanto no setor masculino como no feminino. O espetáculo está garantido e, depois de quatro dias dedicados aos mais novos do surf nacional, é a vez de as ondas pertencera­m a alguns dos mais populares surfistas portuguese­s, que irão lutar com atletas do circuito de qualificaç­ão pelos mil pontos em jogo na etapa de acesso ao World Tour.

Vasco Ribeiro esteve ontem a competir no Martinica Pro, outra etapa do WQS, tendo sido eliminado nos quartos-de-final. A um dos talentos jovens juntam-se os mais conceituad­os Nicolau von Rupp, Ruben Gonzalez, Miguel Blanco e o campeão nacional Pedro Henrique. Mas claro que Tiago Pires continua a ser um dos mais acarinhado­s, pois foi o primeiro português a chegar à elite do surf mundial. Francisco Alves terá o natural apoio de ser um dos surfistas locais.

Quanto às senhoras, a campeã nacional Carol Henrique, Teresa Bonvalot, Camilla Kemp e as locais Inês Bispo e Mariana Assis são atletas a seguir. Mas nesta segunda-feira arranca também o Caparica Junior Pro (World Junior Tour) e destaque para o regresso dos melhores do longboard mundial à Costa da Caparica.

E a competir com alguns dos melhores do mundo estarão também portuguese­s como o campeão nacional João Dantas e Luís Bento. No entanto, haverá um atleta muito motivado. Diogo Gonçalves, antigo campeão nacional, venceu neste domingo a etapa inaugural do circuito nacional. “É muito bom começar a ganhar e lançar as bases para fazer uma boa participaç­ão no Caparica Longboard Pro que começa amanhã”, afirmou. Nos sub-18 foi António Dantas o vencedor.

Neste fim de semana começou o Campeonato Nacional de bodyboard. Daniel Fonseca conseguiu a vitória que procurava há muito e arrancou da melhor forma o ano: “Esta foi a minha quarta final consecutiv­a e, finalmente, consegui vencer. O meu objetivo neste ano é ser campeão nacional e este triunfo é um primeiro passo importante nesse sentido.” Daniel Fonseca bateu Dino Carmo, Miguel Adão e João Barciela.

Nas senhoras, a vencedora foi Joana Schenker, que venceu esta etapa na Costa de Caparica pela terceira vez consecutiv­a. Teresa Padrela ficou em segundo, seguida de Teresa Almeida e Mariana Machado. Na vertente de dropknee, Luís Pereira foi o melhor frente a Bruno Dias, Sérgio Rodrigues e Nuno Paulino.

Todas estas competiçõe­s estão inseridas no Caparica Primavera Surf Fest, que decorre até dia 15, evento que, além da vertente competitiv­a, oferece a possibilid­ade a quem quiser experiment­ar vários desportos, havendo ainda os concertos (estes são pagos) que animarão as noites da Costa. ELISABETE SILVA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal