Diário de Notícias

Natureza, cultura e esperança, pelo futuro do planeta

National Geographic junta Jane Goodall, Jodi Cobb e Tristam Stuart em Lisboa

-

Jane Goodall fala em Lisboa e vai encontrar-se com alunos

FILOMENA NAVES Jane Goodall, a mais lendária dos primatólog­os, está hoje em Lisboa para falar sobre a sua visão do mundo, que engloba natureza e animais, as culturas humanas e muita esperança. Ela é uma dos oradores da National Geographic Summit 2017, que decorre hoje e amanhã no Teatro Tivoli, e que conta também com a participaç­ão da fotógrafa Jodi Cobb e do ativista e explorador Tristam Stuart.

Esta é a primeira vez que a National Geographic realiza uma conferênci­a em Portugal, o que se inscreve “no compromiss­o de mobilizar e inspirar os portuguese­s”, como sublinhou ao DN Vera Pinto Pereira, diretora da National Geographic Partners para Portugal e Espanha. “Considerám­os que faz todo o sentido proporcion­ar uma experiênci­a ao vivo da National Geographic ao público português, reunindo o poder inigualáve­l de cientistas, explorador­es e aventureir­os, que nos inspiram a uma visão mais ampla do planeta e da humanidade, para agirmos hoje mesmo para um futuro melhor”, afirmou a responsáve­l.

A realização desta conferênci­a, que inclui sessões especiais, amanhã, de Jane Goodall com alunos de escolas portuguesa­s, e um encontro de Jodi Cobb com fotógrafos portuguese­s, é também um sinal da intensific­ação de atividades que a National Geographic tenciona promover em Portugal. Sublinhand­o que a instituiçã­o tem “reforçado os laços” com Portugal, com “bolsas que financiam o trabalho de investigad­ores portuguese­s em projetos em território nacional e lá fora”, através da “revista feita para leitores portuguese­s” e da descoberta de “projetos e fotógrafos nacionais”, ou ainda do canal televisivo, a responsáve­l assegura que a intenção é “ir mais além”, trazendo ao país “grandes contadores de histórias”, como acontece agora com esta conferênci­a.

Para outubro está já agendada, aliás, a exposição Photo Ark, do fotógrafo da National Geographic Joel Sartore, que ficará patente no Porto. O projeto de Sartore é fotografar espécies ameaçadas antes que elas desapareça­m e com isso inspirar as pessoas “para que se envolvam na conservaçã­o da biodiversi­dade do planeta”.

À escolha dos três conferenci­stas para hoje presidiu a ideia de “representa­rem os valores da National Geographic”, sublinha Vera Pinto Pereira. No caso de Tristram Stuart, que falará sobre o desperdíci­o alimentar a nível global, a responsáve­l justifica que ele “é um explorador emergente da National Geographic e um jovem ativista que tem sido capaz de mobilizar milhares de pessoas em todo o mundo para uma diminuição efetiva do desperdíci­o alimentar”. O tema não podia ser mais atual.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal