Diário de Notícias

Sugal Group vende para 60 países e cresce 18%

Empresa ribatejana entrou no Chile, onde tem as maiores fábricas de concentrad­o de tomate e polpa de fruta da América Latina

-

ESTRATÉGIA Com base em Benavente, no coração do Ribatejo, o Sugal Group exporta 95% da sua produção, vendendo para 60 países, e com uma faturação estimada de 280 milhões de euros neste ano. Empresa 100% portuguesa, de estrutura familiar, a Sugal notabilizo­u-se com a marca Guloso, de polpa e concentrad­o de tomate. Mas longe vai o tempo em que se limitava ao território português e a uma só cultura.

O processo de internacio­nalização começou em 2010 com a aquisição de uma unidade industrial em Espanha. Ao longo desse período, a capacidade de produção A fábrica da Sugal em Benavente é a maior do setor em Portugal aumentou em dez vezes no mercado espanhol, passando das 30 mil para as 300 mil toneladas.

Uma década mais tarde, em 2012, a aventura alargava-se e estendia-se até à América do Sul, mais concretame­nte ao Chile, onde a empresa já realizou investimen­tos de mais de cem milhões de dólares, tendo duplicado a capacidade de produção.

Em causa estão duas fábricas que fazem ambas concentrad­o de tomate, mas também polpa de fruta, nomeadamen­te pêssego, maçã e pera. Também se dedicam ao fabrico de polpa de outras frutas, mas em menor escala. São as maiores de polpa de fruta da América Latina e a maior de concentrad­o de tomate de todo o hemisfério sul.

Não é de estranhar, por isso, que o grupo figure no top 10 dos produtores mundiais de concentrad­o de tomate. Nos últimos 20 anos, a faturação tem crescido uma média de 18% ao ano.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal