Diário de Notícias

Autoeuropa. Novo horário votado na quarta-feira

AUTOMÓVEL Fábrica de Palmela passa a funcionar todos os dias em agosto. Trabalhado­res garantem duas folgas consecutiv­as

-

Os mais de 5000 trabalhado­res da Autoeuropa vão votar na próxima quarta-feira o novo acordo para o horário de trabalho da fábrica. Se o documento for aprovado, a fábrica de Palmela vai passar a funcionar todos os dias a partir de 20 de agosto, depois das férias. Esta é a resposta da unidade portuguesa do grupo Volkswagen para responder à elevada procura que o veículo utilitário desportivo T-Roc tem.

A garantia de dois dias de folga consecutiv­os para os operários é a principal novidade do pré-acordo anunciado na segunda-feira entre a comissão de trabalhado­res (CT) e a administra­ção e que será apresentad­o amanhã em plenário.

Os empregados estarão na fábrica cinco dias por semana, com sábados e domingos incluídos. Estes dias serão pagos como um dia de trabalho normal, detalhou o coordenado­r da CT, Fernando Gonçalves, em declaraçõe­s ao DN/Dinheiro Vivo. Inicialmen­te, o vencedor das eleições para a CT pretendia que estes dias fossem pagos como se fosse um dia de trabalho extraordin­ário.

O novo acordo implica também que os operários trabalhem, no limite, três sábados por mês, ao contrário da versão chumbada no final de julho e que levou à demissão da CT anterior. No documento anterior só existiam dois dias de descanso consecutiv­os de três em três semanas.

A Autoeuropa congratulo­u-se com este pré-acordo, que “espera que defenda a empregabil­idade da fábrica e consiga cumprir com o elevado volume de encomendas previstas para o ano”. A fábrica conta produzir 240 mil carros em 2018 e poderá contratar, no próximo ano, mais 400 pessoas do que estava previsto, para responder ao aumento do volume de encomendas registadas nos últimos meses. Também está previsto o reforço do investimen­to na área da pintura.

Até agosto, a Autoeuropa vai montar 860 carros por dia de segunda a sexta-feira, um novo recorde de produção diário. A fábrica também tem funcionado em alguns sábados, que têm sido pagos como dia extraordin­ário de trabalho, indicou Fernando Gonçalves. DIOGO FERREIRA NUNES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal