Diário de Notícias

Kulkov vê possibilid­ades para o Benfica: “CSKA sente mais pressão em casa”

Antigo jogador das águias, e do FC Porto, salienta que a equipa russa sente mais dificuldad­es nos jogos caseiros e dá conselhos aos encarnados para um jogo em que só o triunfo vale. “A crença é muita”, diz Rui Vitória

- GONÇALO LOPES

O Benfica joga esta tarde o seu futuro não só na Liga dos Campeões, como também nas competiçõe­s europeias. As águias não somam qualquer ponto ao final de quatro jornadas e hoje, em Moscovo, diante do CSKA, os comandados de Rui Vitória terão obrigatori­amente de ganhar para manter hipóteses de sobrevivên­cia nas provas da UEFA. Algo que Kulkov, ex-jogador dos encarnados, entende ser possível. Até porque, diz, o CSKA tem mais dificuldad­es a jogar em casa.

“Não consigo explicar as razões, mas o CSKA sente sempre mais dificuldad­es em casa. Isso é notícia na Rússia. Se tivessem vencido todos os jogos em casa esta temporada estavam bem na Liga dos Campeões e eram líderes do campeonato. O Benfica pode aproveitar isso mesmo”, começou por revelar Kulkov ao DN.

De facto, os números do emblema russo na presente temporada, em casa, não são muito positivos. Para a liga soma já três desaires, ao passo que na Champions soma por derrotas os dois embates, com Basileia e Manchester United. Kulkov destaca assim o que o Benfica precisa de ter em conta para levar de vencida os seus conterrâne­os.

“O Benfica tem de vencer e de certeza que pretende assumir o jogo. E os clubes que assumem o jogo diante do CSKA colocam sempre muitas dificuldad­es à equipa, que gosta de mandar. Se o CSKA começar bem, a ter o domínio, será mais difícil para o Benfica, mas se for o contrário, têm muitas possibilid­ades, até porque o CSKA sente mais pressão em casa”, referiu o exjogador de Benfica e FC Porto, salientand­o, contudo, o perigo que poderá vir da equipa moscovita”. “Têm um meio-campo muito forte e o brasileiro Vitinho é muito rápido e perigoso na frente de ataque”, disse, dando depois um conselho ao seu antigo clube.

“Têm de explorar o contra-ataque. As transições do CSKA do ataque para a defesa são lentas. Não têm jogadores muito rápidos e normalment­e sentem dificuldad­es com os contra-ataques rápidos, pois levam muitos jogadores para o ataque”, referiu.

Apesar de ter jogado em Portugal e ser adepto do rival Spartak, Kulkov não tem dúvidas sobre quem apoiar. “Sou russo, acima de tudo.” Crença de Rui Vitória Com mais ou menos dificuldad­es, o treinador do Benfica, Rui Vitória, acredita num triunfo em Moscovo, o único resultado que lhe poderá permitir continuar a sonhar com outros objetivos na Champions ou Liga Europa.

“A crença é a mesma das outras equipas que ainda podem seguir na Liga dos Campeões à quinta jornada. No passado não podemos mexer, não podemos conquistar esses pontos. O que podemos é conquistar os seis que faltam. Temos duas possibilid­ades e não res- ta outra coisa que não lutar pelo que queremos, enfrentar olhos nos olhos este adversário, a jogar para ganhar. A crença é muita”, disse o treinador, que mostra total confiança em Bruno Varela, substituto do engripado Svilar na baliza encarnada.

“O Bruno está preparado. A nossa forma de trabalhar é uma forma em que os jogadores, a qualquer momento, têm que dizer presente, têm que dar conta do recado. E ele está sempre preparado”, referiu, não revelando se poderá contar com o lateral espanhol Grimaldo, que ontem não treinou com o grupo de trabalho.

Do grupo de trabalho, foi Fejsa que ontem falou aos jornalista­s. Tal como Rui Vitória, o influente médio revelou plena confiança em conseguir os três pontos em Moscovo.

“É um jogo muito importante para nós, sabemos disso. Por isso viemos para fazer uma boa exibição e vencer o CSKA. Queremos levar os três pontos”, disse o sérvio, não se mostrando incomodado com as temperatur­as negativas na capital russa: “Está muito frio, é verdade, mas isso não será um problema.”.

“O Benfica tem de explorar o contra-ataque. As transições do CSKA do ataque para a defesa são lentas. Não têm jogadores rápidos”

KULKOV

EX-INTERNACIO­NAL RUSSO “Temos duas possibilid­ades e não resta outra coisa que não lutar pelo que queremos, jogar para ganhar. A crença é muita”

RUI VITÓRIA

TREINADOR DO BENFICA

 ??  ?? Treinador Rui Vitória está confiante no triunfo em Moscovo diante do CSKA
Treinador Rui Vitória está confiante no triunfo em Moscovo diante do CSKA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal