Diário de Notícias

História do vinho vai ser contada num museu virtual

Iniciativa da Lusovini é apresentad­a 4.ª feira em Lisboa, com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral

-

DIVULGAÇÃO A história do vinho em Portugal e, em particular, na região do Dão, será contada através de um museu virtual criado pelo grupo Lusovini, uma iniciativa que é apresentad­a na quarta-feira. Inicialmen­te, o sítio da internet do Museu Virtual do Vinho do Dão será lançado em português e em inglês. O terceiro idioma, ainda em 2018, será o mandarim e depois o francês.

“Decidimos investir num museu virtual da região vinícola em que temos a nossa sede, o Dão, porque 70% dos nossos vinhos são vendidos no estrangeir­o e, portanto, a grande maioria dos nossos clientes não tem possibilid­ades práticas de nos visitar”, justificou o presidente da Lusovini, Casimiro Gomes, em declaraçõe­s à agência Lusa.

Na sua opinião, este será um serviço que a empresa com sede em Nelas (Viseu), presta à região do Dão e, sobretudo, aos vinhos de Portugal. No entender de Casimiro Gomes, “lançar este museu é a forma de a Lusovini contribuir para a qualificaç­ão de outros projetos, públicos e privados, que deverão surgir em todo o país neste domínio”.

Para a conceção do novo museu – que será apresentad­o no Museu do Teatro Romano, em Lisboa, na presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral – a empresa contou com a participaç­ão de Virgílio Loureiro, enólogo e professor aposentado do Instituto Superior de Agronomia, e da produtora Baba Yaga.

O museu virtual terá uma componente didática, começando por ser uma história do vinho através dos tempos no espaço mediterrân­ico, peninsular e português. Será também apresentad­a a região do Dão, desde a sua paisagem, clima e solo até à origem da sua demarcação. Após a apresentaç­ão do museu virtual, será feita uma prova de “vinhos históricos”, que pretende ser “uma experiênci­a sensorial ao longo da história”.

A prova será acompanhad­a por seis petiscos criados pelo chef de cozinha Vítor Sobral. Por exemplo, o vinho ao estilo da alta Idade Média será acompanhad­o por salada de lebre, nozes e ervas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal