Diário de Notícias

EUA continuam gelados, mas temperatur­as vão melhorar

Número de mortos na última semana devido ao mau tempo subiu para 22. Wisconsin foi o estado com mais vítimas

-

METEOROLOG­IA Os Estados Unidos continuava­m ontem a bater recordes de temperatur­as baixas, com mais de 20 milhões de habitantes do centro-oeste do país a terem previsto para a manhã de hoje um aviso de tempo de inverno, enquanto mais uma tempestade de neve era esperada para o Nordeste.

“Tendo em conta quanto tempo esta região esteve presa em ar ártico, poderá demorar mais do que o esperado a aquecer a superfície até mudar a precipitaç­ão de neve para chuva “, informava ontem o Serviço Nacional de Meteorolog­ia. “Outro dia de recordes provavelme­nte será quebrado, particular­mente para os mínimos durante a noite.”

Mas nem tudo é mau, pois as previsões apontam para que, lá para meio da semana, as temperatur­as fiquem entre dez a 20 graus acima da média. Até lá poderá continuar a registar-se uma acumulação de gelo em cidades como Chicago, Cincinnati, Cleveland, Washington, Nova Iorque e Atlanta, de acordo com os meteorolog­istas – Chicago apresentav­a 80% de hipóteses de nevar na última noite, enquanto Boston tem 20% de possibilid­ades de assistir a mais um nevão esta manhã. “Basta dizer que estamos a falar de um fim de semana brutalment­e frio”, informou o serviço meteorológ­ico. “Mas algum alívio está à vista no início da próxima semana.”

De acordo com um novo balanço, 22 pessoas morreram na passada semana devido ao mau tempo que tem afetado os Estados Unidos. Seis destas mortes foram registadas no Wisconsin, quatro no Texas, três na Carolina do Norte, duas na Virgínia e uma no Ohio, Massachuse­tts, Michigan, Missouri, Dakota do Norte, Nova Iorque e Carolina do Sul.

No que diz respeito ao transporte aéreo, muito afetado por esta onda de mau tempo, o site FlightAwar­e dava conta de 882 voos cancelados e mais de 12 mil atrasos, sendo que o aeroporto mais afetado foi o O’Hare, em Chicago – 117 cancelados e 342 atrasados. No sábado, o número de voos cancelados tinha sido de 1089, tendo havido registo de 16 587 viagens com atraso. A.M.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal