Diário de Notícias

25 famílias de vítimas mortais vão receber compensaçã­o

Durante esta semana serão pagas as primeiras indemnizaç­ões por morte nos incêndios de 17 de junho e 15 de outubro

-

O primeiro-ministro garantiu que já estão concluídos 25 processos de indemnizaç­ão relativos a 25 vítimas mortais dos incêndios de 2017 (de Pedrógão em junho e da região centro em outubro). O pagamento será feito pelo Ministério das Finanças durante esta semana.

António Costa adiantou que a provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, fez chegar ao seu gabinete, na sexta-feira, “primeiro, de manhã, os primeiros 16 processos que estavam concluídos, e ao fim do dia mais nove processos”. O governante sublinhou que “foi proferido já o despacho para se proceder ao pagamento por parte do Ministério das Finanças, que ocorrerá durante os próximos dias, e, em segundo lugar, para a ministra da Justiça transmitir à Procurador­a-Geral da República esses processos para eventual exercício do direito de regresso”, acrescento­u.

António Costa referia-se ao direito do devedor que paga ao credor mais do que a sua parte numa dívida solidária. Será então exercido esse direito “se vierem a ser identifica­das responsabi­lidades que possam levar o Estado a exigir o direito de regresso destas indemnizaç­ões que adianta”.

Questionad­o sobre os valores já aprovados, o primeiro-ministro respondeu que “essas informaçõe­s serão transmitid­as exclusivam­ente pela provedora de Justiça”, porque assim ficou estabeleci­do. A Provedoria de Justiça fixa os montantes – que deverão ter como mínimo 70 mil euros – e o governo procede ao pagamento, salientou.

Na sexta-feira à tarde, a Provedoria informou ter recebido até esse dia um total de 88 requerimen­tos relativos a 46 vítimas mortais, tendo já apresentad­o propostas de indemnizaç­ão aos familiares ou herdeiros ou demais titulares de 32 vítimas (os requerente­s têm 30 dias para aceitar os termos propostos).

Os incêndios de 17 de junho, que começaram em Pedrógão Grande e Góis, e de 15 outubro, que deflagrara­m em Oliveira do Hospital e alastraram a vários concelhos da região centro, causaram no seu conjunto 110 mortes e centenas de feridos, além de avultados prejuízos materiais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal