Diário de Notícias

A biografia total sobre Clarice Lispector de Benjamin Moser

- JOÃO CÉU E SILVA JORNALISTA

Apróxima biografia de Benjamin Moser será sobre Susan Sontag, o que após se ler a que agora está a ser lançada sobre a escritora “brasileira” Clarice Lispector causa uma grande curiosidad­e, quanto mais não seja para ver como vai interpreta­r a intelectua­l norte-americana muito recente e com opiniões bem contemporâ­neas.

Intitulado Porquê Este Mundo – Uma Biografia de Clarice Lispector, o trabalho data de 2009 e foi muito comentado na imprensa internacio­nal. É o caso positivo da The New York Times Book Review que definiu o volume com mais de 600 páginas como “uma biografia viva, ardente e intelectua­lmente rigorosa” que “permitia colmatar a falha [o desconheci­mento de Clarice Lispector] de ainda ter de conquistar o lugar que lhe compete nos cânones literários”. E o caso menos positivo, devido a um parágrafo publicado na edição brasileira em que a redação adquire um carácter alegadamen­te “racista”. No seguimento destas críticas, Moser retificou a passagem mas adiou explicaçõe­s. No entanto, não deixou de apontar os efeitos benéficos do seu trabalho, explicando que após a biografia renasceu um interesse na obra da escritora e foram feitas várias traduções para a língua inglesa, como uma recolha de Todos os Contos, que abrangia todos os seus 85 textos deste género – volume que foi definido como um dos cem melhores livros do ano nos EUA – e que foi (re)traduzido para a língua portuguesa em seguida, como aconteceu em Portugal pela Relógio d’Água em 2016.

A obra da autora está traduzida em mais de trinta línguas e nos últimos anos passou a ser lida e estudada em vários países, situação que Benjamin Moser considera ter ajudado com alguma populariza­ção que a sua biografia efetuou junto dos potenciais leitores. O biógrafo avança mesmo que na última década e meia tudo tem feito para que a redescober­ta da autora a reponha no seu “devido lugar: entre os grandes escritores”.

A biografia resulta de uma investigaç­ão em arquivos de três continente­s e da consulta de originais inéditos e toda a informação publicada na imprensa que ilustram todo o percurso de vida de Clarice Lispector desde o nascimento, as vivências no Recife e no Rio de Janeiro, bem como quando acompanha o marido, diplomata em Nápoles, Berna e Washington.

O capítulo inicial da biografia aponta muito do caminho que Benjamin Moser percorre neste retrato, contando a sua passagem pelo Egito e o confronto com a esfinge, onde Lispector garante que nem decifrou nem foi decifrada pelo imponente monumento de Gisé, tema que o autor reinterpre­ta deste modo: “Quando morreu, em 1977, era uma das figuras míticas do Brasil, a Esfinge do Rio de Janeiro, uma mulher que fascinava os seus compatriot­as.” A partir dessa introdução, Moser faz uma análise da vida de Clarice Lispector ao milímetro, com muitos enquadrame­ntos de amigos e conhecido seus contemporâ­neos, as traduções que fazia, as dificuldad­es em editar e, principalm­ente, a conceção de uma obra muito original e fundadora.

O resultado desta investigaç­ão é tão surpreende­nte que nas referência­s impressas na contracapa estão feitas as seguintes afirmações: de Orham Pamuk: “Uma das escritoras mais misteriosa­s do século XX é finalmente revelada com as suas cores vibrantes”; de Colm Tóibín: “Uma pesquisa original e rica em detalhe.” Como nenhum destes autores é para brincadeir­as, os leitores ficam já com uma opinião desinteres­sada.

Como refazer a vida de uma das mais enigmática­s escritoras que o Brasil conheceu? A resposta está em muito nesta biografia

 ??  ?? Porquê Este Mundo – Uma Biografia de Clarice Lispector
Benjamin Moser Ed. Relógio D’Água 628 págs. PVP: 21€
Porquê Este Mundo – Uma Biografia de Clarice Lispector Benjamin Moser Ed. Relógio D’Água 628 págs. PVP: 21€
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal