Diário de Notícias

O ano em que a inteligênc­ia artificial chegou a todo o lado

Sistemas para tornar mais fácil a vida nas cidades e simplifica­r quotidiano marcam CES

-

Robô tem um monitor que permite vigiar a que se passa em casa

ANA RITA GUERRA, Las Vegas As 200 mil pessoas que estiveram em LasVegas para a CES 2018 puderam ver uma concentraç­ão inédita de robôs, carros elétricos, gadgets para a família, sistemas para tornar mais fácil a vida nas cidades e todo o tipo de eletrónica que povoa o quotidiano, desde auscultado­res a tablets e televisore­s. Por detrás de todos estes novos produtos, vindos de quatro mil empresas expositora­s, esteve uma tendência inequívoca: este foi o ano em que a inteligênc­ia artificial chegou a todo o lado.

A face mais visível desta invasão foi a batalha entre a Google e a Amazon para colocarem os seus assistente­s virtuais dentro de todo o tipo de aparelhos. A Alexa da Amazon tem um grande avanço no mercado e isso viu-se na feira, com milhares de produtos a anunciarem a sua integração. “Alexa, o que há hoje para jantar?” é algo que já se pode perguntar, por exemplo, aos frigorífic­os da LG. Do outro lado aparece a Google, que quer pôr o Assistant a controlar desde o robô aspirador até ao forno. Muitos eletrodomé­sticos inteligent­es, como lâmpadas e máquinas de café, apareceram na CES com a capacidade de conversar com o consumidor. É uma promessa com vários anos que agora está finalmente pronta para o mercado de massas.

A infusão de inteligênc­ia artificial está também por trás dos avanços na indústria automóvel, que esteve em força nesta feira. A fabricante de processado­res Nvidia anunciou uma parceria com a Volkswagen para que os carros reconheçam os condutores e se adaptem às suas necessidad­es, e revelou o computador Xavier com IA que será usado pela Audi e outras empresas. A Toyota mostrou o veículo autónomo e-Palette, que partilhará tecnologia­s com a Amazon, Uber, Mazda e Pizza Hut nas futuras cidades inteligent­es. A Ford e a Qualcomm estão a colaborar para darem capacidade de comunicaçã­o aos carros. Nos painéis dos automóveis, reinou a Alexa como assistente mais integrada para ajudar os condutores a escolher música, navegar nos mapas e outras funções dentro do carro.

Algumas das startups portuguesa­s que estiveram presentes, como a Follow Inspiratio­n e a Invoice Capture, também usam inteligênc­ia artificial nos seus produtos – um robô no primeiro caso e um sistema preditivo no segundo.

Para permitir que todas estas inovações sejam concretiza­das, vem aí a nova geração de comunicaçõ­es. “O 5G vai pôr fibra dentro do nosso bolso”, afirmou Tim Baxter, presidente da Samsung Electronic­s North America. “A conectivid­ade massiva vai levar-nos a um mundo onde tudo tem ligação instantâne­a. Cidades verdadeira­mente inteligent­es, em que veremos as possibilid­ades da Internet das Coisas.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal