Diário de Notícias

Os seis portuguese­s que correm o Dakar na sombra

AUTOMOBILI­SMO Três mecânicos e três copilotos enfrentam o mítico rali sob a bandeira nacional, ao serviço de equipas estrangeir­as

-

É raro falar-se deles e quando se fala quase nunca é por um bom motivo. Uns são mecânicos, outros copilotos (navegadore­s). Vivem na sombra e têm como missão ajudar os pilotos a chegar ao fim da etapa e a conseguir a melhor classifica­ção possível. Nada que os desvaloriz­e enquanto profission­ais.

Filipe Palmeiro é um deles. É navegador do piloto chileno Boris Garafulic (Mini X-Raid) e correu mundo numa fotografia revelada pelo Dakar em que aparecia a dar assistênci­a a Nani Roma, que sofreu um acidente e teve de abandonar na terceira etapa. “Todos nós sabemos o risco que corremos, mas quando um amigo está naquela situação um aperto na mão ajuda bastante! Este Dakar não está a ser fácil e já houve vários acidentes. Dois dias antes deu apoio a Pedro Velosa (navegador de Pedro Mello Breyner ),que também teve de ser evacuado de helicópter­o para o hospital”, explicou ao DN o português, um dos seis que iniciaram o Dakar num papel secundário, mas de enorme importânci­a.

Nos camiões, olhos postos no experiente José Martins, a integrar a tripulação como mecânico da equipa Boucou, e o reconhecid­o Paulo Fiuza (antigo copiloto de Carlos Sousa) que está em prova como mecânico dos espanhóis da Palibex Dakar Team. E ainda Marco Moreiras (ver entrevista) como mecânico no camião da equipa alemã South Racing .

A 40.ª edição do Dakar começou com um contingent­e de pilotos lusos ligeiramen­te mais reduzido do que o de 2017 (11 portuguese­s à partida, um recorde de participaç­ões). Começou a sofrer baixas (Mário Patrão e Paulo Gonçalves) mesmo antes de começar e continuou na primeira etapa – Joaquim Rodrigues abandonou após acidente. Tal como o estreante André Villas-Boas, que teve o motard Ruben Faria como navegador, e Pedro Mello Breyner, acompanhad­o do também português Pedro Velosa. Peripécias que deixaram Carlos Sousa (Renaut Duster Team) a correr sozinho, como piloto, pelas cores nacionais nos carros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal