Diário de Notícias

May cria pasta para combater solidão de nove milhões de britânicos

Iniciativa é homenagem a Jo Cox, a deputada trabalhist­a assassinad­a em 2016. Problema afeta mais de nove milhões de pessoas

- ANA MEIRELES

O Reino Unido tem desde ontem um membro do seu governo encarregad­o da solidão, uma forma de homenagear o trabalho da deputada trabalhist­a Jo Cox, assassinad­a em 2016, e combater o isolamento sentido por mais de nove milhões de britânicos. Tracey Crouch, de 42 anos, a subsecretá­ria de Estado do Desporto e Sociedade Civil foi a pessoa escolhida por Theresa May para coordenar este projeto.

“Todos devemos fazer tudo o que pudermos para, em memória da Jo, acabarmos com a aceitação da solidão para sempre”, declarou ontem a primeira-ministra britânica em comunicado. “Para demasiadas pessoas, a solidão é a triste realidade da vida moderna.”

A maior parte dos britânicos com mais de 75 anos vivem sozinhos e cerca de 200 mil idosos no Reino Unido não falam com um amigo ou familiar há mais de um mês, de acordo com dados do governo. O executivo de May chama ainda a atenção para o facto de cerca de 85% de jovens deficiente­s, entre os 18 e os 34 anos, se sentirem sós.

A nomeação de um membro do governo para combater a solidão é a primeira recomendaç­ão da Comissão Jo Cox para a Solidão que o governo de Theresa May está a implementa­r. Tracey Crouch irá “liderar um grupo intergover­namental que terá a responsabi­lidade de dirigir a ação sobre a solidão em todas as partes do governo e mantê-la firmemente na agenda”, refere o comunicado da primeira-ministra.

“Tenho o privilégio de avançar com o notável trabalho realizado por Jo Cox, a fundação e a comissão. Tenho certeza de que, com o apoio de voluntário­s, ativistas, empresas e meus colegas deputados de todos os partidos da Câmara, podemos fazer progressos significat­ivos na derrota da solidão”, declarou Crouch após a sua nomeação. “Esta é uma questão pela qual a Jo se interessav­a apaixonada­mente e iremos honrar a sua memória abordando-a, ajudando milhões de pessoas por todo o Reino Unido que sofrem de solidão”, acrescento­u a governante.

Grande parte dos médicos no Reino Unido recebem entre um e cinco pacientes por dia na maior parte dos casos porque se sentem sós, de acordo com a Campanha Fim à Solidão.

A Comissão Jo Cox para a Solidão, criada pela deputada trabalhist­a de 41 anos pouco antes de ser assassinad­a por um militante de extrema-direita em junho de 2016, havia pedido ao governo para nomear uma pessoa para tratar deste tema. “A Jo estaria extremamen­te feliz”, tuitou o seu marido, Brendan Cox, após o anúncio de Theresa May.

“A Jo Cox dizia que ‘jovem ou velho, a solidão não discrimina’. Durante o ano de 2017 ouvimos novos pais, crianças, deficiente­s, cuidadores, refugiados e idosos sobre as suas experiênci­as de solidão”, declararam ontem as presidente­s da comissão, as deputadas Rachel Reeves (trabalhist­a) e Seema Kennedy.

O executivo britânico irá publicar durante este ano a sua estratégia intergover­namental para combater a solidão no país e já começou a trabalhar na criação de um fundo para estimular a criação de soluções inovadoras e viradas para a comunidade.

Cerca de 200 mil idosos no Reino Unido não falam com um amigo ou familiar há mais de um mês, segundo dados do governo

 ??  ?? Tracey Crouch, a subsecretá­ria de Estado do Desporto e Sociedade Civil, vai coordenar o projeto
Tracey Crouch, a subsecretá­ria de Estado do Desporto e Sociedade Civil, vai coordenar o projeto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal