Diário de Notícias

Maior sistema aquífero do mundo guarda segredos maias

Descoberta. Conjunto de galerias submersas Sac Actun, no México, é o mais extenso do mundo, com 347 quilómetro­s, e contém vestígios arqueológi­cos dos povos pré-colombiano­s

- FILOMENA NAVES

Foram 10 meses de mergulhos intensivos para explorar, um a um, todos os recantos que, na direção certa, poderiam ocultar um qualquer túnel insuspeito, e a persistênc­ia acabou por compensar: o grupo de investigad­ores e mergulhado­res do projeto Grande Aquífero Maia (GAM) conseguiu agora encontrar a tão procurada passagem. Com isso, a equipa descobriu que os dois sistemas de cavernas subaquátic­as de Sac Actun e Dos Ojos, no México, são afinal um só, que assim se torna o maior do mundo, com 347 quilómetro­s de extensão.

O sistema de galerias submersas passa a denominar-se Sac Actun, ganhando o nome do maior dos dois – o de Sac Actun tinha anteriorme­nte 263 quilómetro­s contabiliz­ados, enquanto o de Dos Ojos tinha 83. Este último deixa de existir, uma vez que faz parte do outro.

Iniciado há 14 anos, o projeto de exploração do Grande Aquífero Maia deu a conhecer ao mundo este imenso sistema de galerias submersas e, ao longo deste tempo, trouxe também à luz do dia um universo por explorar de vestígios da antiga civilizaçã­o maia que dominou aquela região no período pré-colombiano – um conjunto de artefactos, vestígios de construção e ossadas que podem agora abrir uma nova janela para o quotidiano daquele passado misterioso.

Além da descoberta da nova passagem que faz daquele imenso grupo de galerias um sistema único – há outros na mesma região, que poderão, ou não, ter túneis de ligação entre si –, a equipa do projeto, que é coordenada pelo alemão Robert Schmittner, identifico­u também um novo e importante sistema de galerias com 18 quilómetro­s de compriment­o, que parte de um poço que era considerad­o sagrado pelos maias e que é conhecido na região como “a mãe de todos os poços”.

Este poço sagrado, que se situa a norte do sistema de galerias Sac Actun, tem uma profundida­de máxima de 20 metros, como verificara­m os mergulhado­res, que vão agora tentar perceber se os seus 18 quilómetro­s de extensão também estarão ligados ao imenso aquífero de Sac Actun.

Como explica o projeto na sua página online, em https://granacuife­romaya.com, “estas centenas de quilómetro­s de passagens subterrâne­as convertera­m-se em verdadeiro­s túneis do tempo e guardam, entre outras coisas, a história remota e recente” da região.

Este imenso sistema de galerias, constitui “o sítio arqueológi­co submerso mais importante do mundo, já que conta com mais de uma centena de contextos arqueológi­cos, entre os quais se destacam os dos primeiros povoadores da América, da fauna já extinta e da cultura maia”, adianta o antropólog­o Guillermo de Anda, que dirige o Grande Aquífero Maia.

Além do valor antropológ­ico e histórico, este complexo e extenso sistema de aquíferos é também a grande reserva de água doce daquela região do México, a península do Iucatão, e o garante da sua rica biodiversi­dade e do seu equilíbrio ecológico.

O que está previsto, aliás, no seguimento do projeto é que seja realizado um estudo detalhado da biodiversi­dade local, bem como a análise histórica e arqueológi­ca dos vestígios da antiga civilizaçã­o maia ali presentes.

“Essa investigaç­ão [arqueológi­ca] vai permitir-nos adquirir um conhecimen­to muito mais concreto e mais claro sobre os rituais [maias], os seus locais de peregrinaç­ão e, em última análise, sobre os sítios de povoamento pré-hispânico nesta região”, sublinha Guillermo de Anda. Ou seja, haverá mais novidades em breve.

Achados arqueológi­cos nas galerias vão permitir estudar o quotidiano e os rituais dos povos anteriores à chegada dos espanhóis

 ??  ?? A equipa de mergulhado­res do projeto divulgou as mais recentes imagens do local e do túnel agora descoberto que liga as galerias
A equipa de mergulhado­res do projeto divulgou as mais recentes imagens do local e do túnel agora descoberto que liga as galerias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal