Diário de Notícias

Vénia do futebol ao génio de Ronaldinho no adeus oficial

BRASIL Pelé, Messi, Neymar e Casillas foram apenas alguns dos que elogiaram o brasileiro, que nesta semana anunciou o fim da carreira

-

“Ronaldinho, puseste um sorriso no rosto de todos. Espero que consigas enfrentar todos os desafios da vida, como fizeste nos relvados”, escreveu Pelé, no Instagram, lembrando que é impossível amar o futebol e não ser admirador de Ronaldinho Gaúcho. O elogio do Rei foi apenas um dos muitos que o ex-jogador do Barcelona ouviu ontem, depois de Assis, irmão e empresário, anunciar o fim da carreira do avançado, que já há dois anos não jogava a nível profission­al.

Já Neymar vai recordar para sempre “a alegria em campo” do compatriot­a e melhor jogador da FIFA em 2004 e 2005: “Deixaste um legado que dificilmen­te será superado no futebol arte.”

E Lionel Messi agradeceu a Ronaldinho Gaúcho a ajuda que lhe deu em Barcelona. “Aprendi muito ao teu lado. Estarei sempre agradecido por teres tornado tudo fácil quando cheguei ao balneário. Tive a sorte de compartilh­ar muitas coisas contigo e fico muito feliz porque, além de um fenómeno com a bola, és uma grande pessoa e isso é o mais importante”, escreveu o argentino no Instagram, rematando: “O futebol nunca se esquecerá do teu sorriso, jamais. O melhor para ti Ronnie.”

Ronaldinho Gaúcho, de 37 anos, estreou-se como profission­al no Grémio (1998-2001). Foi lá que começou a dar nas vistas e a despertar o interesse de grandes clubes europeu. Falou-se no Estrela da Amadora como porta de entrada para a Europa e noticiou-se que chegara a treinar-se nos juniores dessa equipa, mas que regressou ao Brasil porque pediu mil euros por mês. Já neste ano, em declaraçõe­s ao jornal O Jogo, Assis, o irmão empresário, desmontou a história: “Isso dos testes do Ronaldinho no Estrela... Nunca existiu! Foram informaçõe­s que saíram na imprensa e que não correspond­iam à verdade.”

Do Grémio saiu para o PSG (2001-03) e daí para o Barcelona (2003-08), onde venceu a Champions e foi coroado o melhor do mundo. Represento­u ainda o Milan (2008-10), o Flamengo (2011-12), o Atlético Mineiro (2012-14), o Querétaro (2014-15) e o Fluminense, clube pelo qual realizou o último jogo em 2015. I.A.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal