Diário de Notícias

José Mourinho ultima renovação com o United até 2021

Português tem contrato até 2019, mas prepara-se para prolongar a ligação aos red devils. Ordenado deve manter-se igual

- ISAURA ALMEIDA

A época não está a ser brilhante (o Manchester United é segundo classifica­do a 12 pontos do líder City) e as críticas ao trabalho de José Mourinho sobem de tom a cada ponto perdido, mas os donos do clube parecem não ter dúvidas do “carácter vencedor” do técnico português e querem assegurar a sua continuida­de.

A imprensa inglesa noticiou ontem que o Special One vai prolongar o atual contrato, que expirava em 2019, até 2021. E segundo apurou o DN, Mourinho já chegou mesmo a um acordo para a renovação do vínculo por mais dois anos, faltando apenas ultimar alguns pormenores para anunciar o novo contrato, algo que deverá acontecer nos próximos dias para a ligação ser oficializa­da.

O salário do treinador não sofrerá grande aumento, pois Mourinho já é, a par de Pep Guardiola, o treinador mais bem pago da Premier League, auferindo 250 mil libras por semana (mais de 280 mil euros). Ou seja, mais de um milhão de euros por mês. Se cumprir o contrato, José Mourinho totalizará cinco épocas em Old Trafford, o que será um recorde na carreira, já que o máximo que conseguiu até hoje foram três épocas e meia na primeira passagem pelo Chelsea.

Após a reforma de Alex Ferguson, que esteve 27 anos no comando dos red devils, o United sentiu dificuldad­es para encontrar um treinador considerad­o à altura. A missão não era fácil e David Moyes foi o primeiro, ficando apenas um ano. Seguiu-se o interino Ryan Giggs, até chegar o experiente­Van Gaal, que acabou demitido em maio de 2016, abrindo caminho a Mourinho. O português assinou e foi recebido como o salvador – desde então conquistou a Taça da Liga Inglesa, a Liga Europa e a Supertaça inglesa, mas não o desejado título que foge as red devils desde 2012-13. Episódios de uma novela Ainda no mês passado a imprensa inglesa especulou sobre a possibilid­ade de Mourinho não querer renovar, daí não procurar casa em Manchester e continuar a viver num hotel. A notícia chegou aos ouvidos do treinador, que numa conferênci­a de imprensa apelidou a informação de “lixo” e garantiu que a sua intenção era ficar no Manchester United, “continuar a trabalhar, melhorar e levar este grande clube até ao patamar onde merece estar”.

Depois, ao seu estilo, o Special One explicou porque ainda vive num hotel dois anos depois de chegar: “Sou muito preguiçoso. Gosto de estar no hotel. Se os adeptos querem que eu vá para uma casa da qual não gosto, sozinho, longe dos meus adjuntos, então seria um tipo triste. E tipos tristes não trabalham bem.”

As notícias do desacordo quanto à renovação não ficaram por aqui. Segundo o Mirror, depois de um mês de dezembro desastroso do ponto de vista desportivo, o clube teria decidido congelar a renovação. A direção dos red devils teria ficado apreensiva com os resultados apresentad­os pela equipa nesta temporada, nomeadamen­te a desvantage­m pontual em relação ao líder Manchester City, que nesta altura é de 12 pontos.

Agora, clube e treinador voltaram à mesa das negociaçõe­s e chegaram a um acordo para a continuida­de do técnico português por mais dois anos. 16 milhões à espera de Alexis A novela em torno do futuro de Alexis Sánchez (em final de contrato com o Arsenal) continua a dar que falar. O jornal The Telegraph noticiou ontem que o chileno já chegou a acordo com o Manchester United e revelou os pormenores do alegado contrato, já assinado e válido até junho de 2022. Alexis auferirá um salário livre de impostos de 14 milhões de libras (cerca de 16 milhões de euros).

 ??  ?? Mourinho está no United desde o verão de 2016
Mourinho está no United desde o verão de 2016

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal