Diário de Notícias

Ministro autorizou reabertura de discoteca onde foram filmadas agressões

-

O ministro da Administra­ção Interna, Eduardo Cabrita, autorizou a reabertura da discoteca Urban Beach, em Lisboa, que estava encerrada desde novembro de 2017 por questões de segurança. A autorizaçã­o foi conhecida ontem, depois de a PSP e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) terem informado a tutela de que estavam reunidas as condições de segurança.

Uma decisão que agradou ao administra­dor do grupo K, Paulo Dâmaso. O espaço vai abrir durante o fim de semana, com várias medidas de segurança implementa­das. “Foi um interregno de dois meses, é demasiado tempo, as pessoas ganham novos hábitos, mas acredito que os clientes não esquecem e reconhecem os serviços de qualidade praticados ao longo de oito anos”, disse em declaraçõe­s à agência Lusa.

“Por mim reabria já hoje, mas existem fatores que têm de se contemplar, como as questões de logística. Ainda não sabemos se sexta-feira ou sábado, mas a Urban Beach vai reabrir já no fim de semana, isso é certo”, defendeu Paulo Dâmaso. O administra­dor do grupo K explicou que foram tomadas “medidas de segurança”, consideran­do que “estão muito acima do exigido legalmente”.

“Foram implementa­das várias medidas, como o aumento do número de câmaras, que passou de 62 para 95. Temos também um novo sistema de tratamento de imagem e uma nova empresa de segurança, que tem estado em formação, para a reabertura da Urban Beach”, frisou. Paulo Dâmaso disse ainda que foram tomadas outras medidas como a colocação de um maior número de detetores de incêndio no espaço e uma nova porta central de evacuação da discoteca.

“A Urban Beach vai contar também com um piquete do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa em permanênci­a no local, para além de outras medidas que foram tomadas. Arrisco a dizer que é das casas mais seguras do mundo”, concluiu.

Eduardo Cabrita determinou o encerramen­to da discoteca por seis meses, na madrugada de 3 de novembro de 2017, após um episódio de agressões divulgado num vídeo e a existência de 38 queixas apresentad­as à PSP no ano passado por “alegadas práticas violentas ou atos de natureza discrimina­tória ou racista”.

A 2 de novembro foi divulgado um vídeo onde se vê seguranças da discoteca na zona de Santos a agredirem violentame­nte dois jovens que aparenteme­nte estavam indefesos e não demonstrav­am qualquer resistênci­a. Na sequência dos incidentes, dois dos seguranças envolvidos nas agressões, indiciados por tentativa de homicídio qualificad­o na forma tentada, estão em prisão domiciliár­ia.

O grupo K, proprietár­io da discoteca Urban Beach, chegou a interpor uma ação em tribunal para suspender a decisão do ministro de encerramen­to, mas tal foi rejeitada. LUSA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal