Diário de Notícias

Halep vs. Wozniacki. A final que vale a liderança mundial

Romena e dinamarque­sa defrontam-se no jogo decisivo do Open da Austrália e em busca da primeira vitória num Grand Slam

- ISAURA ALMEIDA

Quando entrarem na Rod Laver Arena no final de tarde (manhã em Portugal) de sábado, Simona Halep e CarolineWo­zniacki terão mais em comum do que a separá-las. As duas tenistas procuram o primeiro título na Austrália e anseiam por escrever o nome no circuito mundial como campeãs de um Grand Slam.

Halep eWozniacki chegam à final de um major pela terceira vez: a romena tem duas perdidas em Roland Garros, em 2014 (Maria Sharapova) e 2017 ( Jelena Ostapenko); a dinamarque­sa também dois desaires no US Open em 2009 (Kim Clijsters) e 2014 (Serena Williams). Mas há mais, pois ambas querem a cereja no topo do bolo: quem vencer o Open da Austrália sairá de Melbourne com o estatuto de número um mundial.

Simona Halep lidera o ranking WTA e vai querer defender o lugar, enquanto Caroline Wozniacki (2.ª na hierarquia) sabe que se vencer volta ao topo mundial, lugar que já não ocupa desde janeiro de 2012 – no confronto direto a dinamarque­sa ganha por 4-2.

O mundo do ténis ficou a conhecer Simona Halep quando em 2008 venceu o torneio Roland Garros na categoria de juniores. Mas a ascensão no ranking teve um segredo: uma intervençã­o cirúrgica – uma redução mamária – que a tornou mais leve e ágil sobre o court.Teve de esperar pelos 18 anos para fazer a operação plástica, algo que aconteceu em maio de 2010. Desde então foi sempre a subir (450 lugares) até chegar a líder mundial em 2017.

Já Wozniacki venceu vários torneios em juniores (incluindo Wimbledon 2006). A estreia no WTA foi em 2005, tendo o atual rosto da coleção de Stella McCartney na Adidas Sportswear (recusou renovar contrato com Halep, que está a jogar no Open da Austrália com um vestido sem marca) chegado a número um mundial em 2010. Vitórias sofridas rumo à final Simona Halep ganhou um lugar na final do Open da Austrália ao bater Angelique Kerber. Num encontro equilibrad­o, entre duas tenistas que neste ano ainda não tinham perdido qualquer jogo, Halep foi mais forte na fase final, salvando dois match points e derrotando Kerber por 6-3, 4-6 e 9-7. “Foi muito duro, ainda estou a tremer. Disputar duas partidas como esta, no mesmo torneio, não é fácil”, disse a romena no final do encontro com a alemã.

Na final, a atual número um mundial vai encontrar Caroline Wozniacki, que ontem bateu a belga Elise Mertens (37.ª) em dois sets, por 6-3 e 7-6(2).

 ??  ?? Halep venceu Kerber e garantiu lugar na final
do Open da Austrália
Halep venceu Kerber e garantiu lugar na final do Open da Austrália

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal