Diário de Notícias

O que LA pode aprender com Portugal

-

são o de mobilidade e o de pontos dados aos cidadãos para trocar por experiênci­as.

O primeiro caso é o mais evidente. O MobiCascai­s é um serviço que congrega numa única plataforma todas as opções de mobilidade dos habitantes de Cascais, desde comboio ao aluguer de bicicletas, reserva de estacionam­ento e carregador­es elétricos. Em LA, os passes mensais ultrapassa­m os cem dólares e dão acesso a transporte­s que não cobrem imensas partes da cidade – por exemplo, é difícil ir de transporte­s públicos até Beverly Hills. Não é por acaso que os serviços de boleias Uber e Lyft se tornaram tão essenciais.

Por outro lado, há muitos parques de estacionam­ento que oferecem os primeiros 90 ou 120 minutos de forma gratuita, mas é difícil encontrar informação atualizada sobre onde se localizam e se ainda estão disponívei­s. Esta dificuldad­e justifica o surgimento de aplicações de estacionam­ento como a SpotHero, que permitem reservar um lugar com antecedênc­ia. O problema é que por vezes os preços cobrados são mais elevados do que simplesmen­te chegar e entrar, ou então os funcionári­os do parque não reconhecem a reserva e o condutor fica sem opções em zonas onde é quase impossível encontrar alternativ­a. Um sistema gerido centralmen­te pela cidade como o MobiCascai­s, onde todos os intervenie­ntes participam, resolveria, senão todos, pelo menos parte destes problemas – introduzin­do ainda a digitaliza­ção das compras de bilhetes e passes.

O City Points também serve a LA como uma luva, em especial nas questões de reciclagem e de voluntaria­do, ambas muito necessária­s. A ideia será incentivar os cidadãos a comportame­ntos sustentáve­is e altruístas, numa cidade que tem uma das maiores concentraç­ões de sem-abrigo do mundo. LA fervilha com museus, festivais e eventos culturais e os pontos recebidos no sistema seriam trocados por entradas gratuitas nestas atrações.

Os dois projetos poderão ser incluídos no I3, o sistema de integração IoT que tentará levar Los Angeles para o patamar de cidade inteligent­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal