Diário de Notícias

Um cenário possível será passar-se a cobrar mais pelos serviços (mesmo na qualidade) para determinad­os clientes

-

No entanto, quaisquer alterações de funcioname­nto nos serviços de internet nos EUA podem vir a ter algum impacto na Europa. Por exemplo, podemos em Portugal vir a sentir dificuldad­es de acesso a um determinad­o site ou serviço cujos servidores estejam exclusivam­ente nos Estados Unidos. Do ponto de vista estritamen­te técnico, dizem ao DN, por e-mail, Luís Ferreira e Nuno Lopes, professore­s de engenharia informátic­a do IPCA – Instituto Politécnic­o do Cávado e do Ave, “tecnicamen­te essa limitação não [seria] muito complicada de implementa­r”.

Só que há que ter em conta que “a distribuiç­ão das infraestru­turas é fisicament­e global, estão espalhadas por vários pontos do globo”, pelo que, “na eventualid­ade de isso vir a acontecer, não será também complicado implementa­r alternativ­as”.

“Numa primeira fase, o impacto pode ter dimensão séria”, acrescenta­m. “Um cenário possível será passar a cobrar mais pelos serviços (não apenas económico, mas mesmo na qualidade de serviço prestado) para determinad­os clientes, por exemplo.”

Ainda que a legislação europeia seja uma garantia importante de que a internet como a conhecemos continuará, pelo menos para os cidadãos do Velho Continente, a funcionar como habitualme­nte, é da natureza das coisas que a lei é feita para ser violada. E provavelme­nte já foi no passado.

Nos EUA, existe uma única queixa formal de violação da neutralida­de (um cliente da Verizon queixou-se em julho de 2016 de que a operadora estava a impedir o acesso ao serviço de pagamentos GoogleWall­et para privilegia­r o seu próprio serviço Isis Wallet). Mas, informalme­nte, dos dois lados do Atlântico são às centenas as histórias que se contam de serviços – normalment­e da concorrênc­ia da operadora que fornece a ligação à net – que “misteriosa­mente” ficam mais lentos de um momento para o outro. Só que nada se prova, porque há sempre argumentos técnicos para o explicar... R.S.F.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal