Diário de Notícias

“Caroline, quero dar-te os parabéns por esta vitória. Jogaste espetacula­rmente durante todo o torneio. Boa sorte para o futuro”

-

Ontem foi um dia em cheio para CarolineWo­zniacki. A dinamarque­sa bateu a romena Simona Halep na final do Open da Austrália, jogada com mais de 30 graus à noite e conseguiu a sua primeira vitória num Grand Slam, resultado que lhe permitirá recuperar a liderança do ranking mundial, seis anos depois e precisamen­te às custas da sua rival de ontem.

Esta espetacula­r final feminina foi uma dura batalha, comWozniac­ki a vencer por 7-6 (2), 3-6 e 6-4, em duas horas e 49 minutos. O terceiro set foi o mais emocionant­e, com Wozniacki a liderar por 2-0 e 3-1, winners.

Caroline Wozniacki, de 27 anos, estava visivelmen­te emocionada nas primeiras declaraçõe­s que proferiu após a grande vitória de ontem. “Nunca mais ninguém poderá dizer-me que fui número um mundial mas nunca ganhei um Grand Slam. Este triunfo na Austrália é um sonho tornado realidade e noto que a minha voz está a tremer, só me apetece chorar! Quero agradecer a todos os que tornaram isto possível, especialme­nte ao meu pai [que é igualmente o seu treinador], que esteve comigo em todos os altos e baixos”, referiu.

A dinamarque­sa deixou palavras de estímulo à sua rival na decisão de ontem: “Peço desculpa à Simona, lamento tê-la derrotado e sei o que ela está a sentir. Já estive desse lado também.”

Quanto a Simona Halep, derrotada pela terceira vez numa final do Grand Slam (tinha perdido em Roland-Garros, em 2014 e 2017), reconheceu que a sua adversária foi justa vencedora. “Não é fácil falar agora, mas quero dar-te os pa- rabéns, Caroline, pois jogaste espetacula­rmente durante todo o torneio. Muitos parabéns também à tua equipa e ao teu pai, pelo vosso trabalho nos últimos anos. Parabéns e boa sorte para o futuro”, disse.

Entretanto, poucos minutos depois desta derrota, Simona Halep anunciou a desistênci­a do WTA Premier de São Petersburg­o, devido às dores que sentiu no tornozelo durante o torneio. Serena ficou emocionada Quem fez questão de dar os parabéns aWozniacki foi a sua amiga SerenaWill­iams, sete vezes vencedora do Open da Austrália e que era a campeã em título. “Acordei com a Caroline Wozniacki campeã do Open da Austrália e nova número 1. Após quase três horas de encontro, o momento em que Wozniacki vence o torneio após uma devolução de Halep para a rede. 2. O cumpriment­o entre a romena e a dinamarque­sa, a passagem de testemunho da anterior número um para a atual líder do ranking. 3. A nórdica depois da conferênci­a com o troféu conquistad­o um mundial. Inacreditá­vel! Estou tão feliz! São lágrimas? Sim, são! Estou tão orgulhosa de ti, minha amiga!”, escreveu no Twitter.

Caroline Wozniacki precisou de competir em 43 torneios do Grand Slam para se estrear a vencer, tornando-se a quarta jogadora que mais majors precisou para saborear o triunfo. Mais só mesmo Flavia Penneta (49 torneios). Marion Bartoli (47) e Jana Novotna (45).

Dezassete meses depois de ter descido ao “inferno” (74.º lugar no ranking WTA) esta vitória deWozniack­i poderá marcar uma nova era no ténis feminino. “Vives e aprendes e tentas de novo. Podem deitar-te abaixo, mas tens de voltar a levantar-te”, referiu antes da final de ontem.

Agora, a dinamarque­sa está de novo na mó de cima mas a história poderia ter sido bem diferente, pois na segunda ronda deste Open da Austrália esteve muito perto de ser eliminada pela croata Jana Fett, que no segundo set chegou a estar em vantagem pelo surpreende­nte parcial de 5-1, tendo desperdiça­do dois match points.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal