Diário de Notícias

Papa promove, a partir de amanhã, reunião pré-sinodal com mais de 300 jovens de todo o mundo e de diferentes movimentos

-

Rui, Joana e Tomás ainda não se conhecem. Os três jovens portuguese­s que hoje viajam para Roma não conseguira­m juntar-se em Portugal mas têm já um encontro marcado no Vaticano, à margem da reunião pré-sinodal que juntará nesta semana 315 jovens de continente­s, países e confissões diferentes.

A reunião – inédita – promovida pelo Papa Francisco pode ser acompanhad­a via internet por qualquer jovem que se tenha inscrito até à passada sexta-feira, de acordo com o desafio lançado pela Igreja em todo o país. Mas lá, há dois rapazes e uma rapariga a quem saiu a sorte grande. Vão participar na reunião preparatór­ia do sínodo dos bispos deste ano, em outubro, cujo tema lhes diz muito: “Os jovens, a fé e o discernime­nto vocacional”.

Na verdade, apenas Joana Serôdio representa os jovens católicos portuguese­s neste encontro, uma vez que foi escolhida pela Conferênci­a Episcopal Portuguesa. É natural de Coimbra, tem 30 anos, e é mestre em Bioquímica. Desde pequena que os caminhos da fé se cruzaram no seu, a partir do momento em que estudou num colégio católico, tal como contou ao DN no intervalo da reunião em que participav­a ontem, em Fátima.

Foi escolhida em nome da Comissão Episcopal do Laicado e Família e do Departamen­to Nacional da Pastoral Juvenil, cuja equipa integra desde novembro, a convite do padre Filipe Diniz. E foi nessa altura que soube ser uma feliz contemplad­a com presença em Roma. “Aceitei o desafio com muita alegria e muita responsabi­lidade. Não vou só como jovem, como a Joana, mas com esta responsabi­lidade de levar todos os jovens portuguese­s, por isso é este misto de muito entusiasmo, alegria e responsabi­lidade, não só pelo que vou fazer mas que de lá vou trazer e espero depois partilhar.” A esta hora Joana estará a voar para Roma, onde espera dar o seu melhor contributo na reflexão sobre as questões lançadas pelo Papa, nesse papel dos jovens protagonis­tas que Francisco tanto incentiva. “É importante não só dar o lado bonito da questão, mas também expor as dificuldad­es. Espero trazer muitas ferramenta­s que nos ajudem na Pastoral Juvenil nacional, nos secretaria­dos e movimentos, a criar outras ferramenta­s para trabalhar a nível diocesano e paroquial.” Palavra de escuteiro O médico Rui Teixeira, 30 anos, é outro dos escolhidos. Vai em nome da Conferênci­a Internacio­nal Católica do Escutismo, em que representa o Corpo Nacional de Escutas. Dirigente há cinco anos, anda sempre numa roda-viva entre Setúbal e Lisboa, entre a formação de jovens escuteiros e a missão de salvar vidas no Hospital de Santa Maria e na Faculdade de Medicina. 1. Joana Serôdio, mestre em Bioquímica, foi escolhida pela Conferênci­a Episcopal Portuguesa 2. Rui Teixeira, médico, vai pela Conferênci­a Internacio­nal Católica do Escutismo 3. Tomás Virtuoso, economista, representa o Secretaria­do Internacio­nal das Equipas de Jovens de Nossa Senhora

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal