Diário de Notícias

Líder da luta anticorrup­ção nomeado vice de Xi Jinping

Wang Qishan, amigo de infância do presidente, é conhecido como “o bombeiro” pelo papel a lidar com os problemas financeiro­s

-

CHINA A Assembleia Nacional Popular elegeu ontem o antigo líder da luta anticorrup­ção Wang Qishan, um aliado do presidente Xi Jinping, para ser vice-presidente da China. Na sessão em que Xi foi reeleito por unanimidad­e, Wang recebeu um único voto contra – em 2970 possíveis. Para muitos a escolha de Wang significa uma mudança num cargo que tradiciona­lmente tem sido mais cerimonial, com muitos especialis­tas a prever que possa cair nas suas mãos a relação com os EUA, numa altura em que Pequim tenta evitar uma guerra comercial comWashing­ton.

Conhecido como “o bombeiro” pelo seu papel central em lidar com a corrupção e os problemas financeiro­s ao longo dos anos, Wang já lidou no passado com os EUA, enquanto responsáve­l pelas negociaçõe­s económicas anuais com Washington. O político de 69 anos, que será amigo de infância de Xi, começou a trabalhar como analista na década de 1980 para o Partido Comunista da China. Quando a epidemia de Sars (pneumonia atípica) rebentou em Pequim em 2003 e o presidente da câmara caiu em desgraça, Wang substituiu-o. Liderou também o comité responsáve­l pelos Jogos Olímpicos de 2008, entrando para o Politburo em 2007.

O novo vice-presidente ganhou contudo maior destaque à frente da luta anticorrup­ção, indo atrás de vários altos dirigentes, incluindo o antigo responsáve­l pela segurança interna, Zhou Yongkang (atualmente a cumprir prisão perpétua). Entre 2012 e 2017, 1,3 milhões de funcionári­os foram afastados por corrupção ou questões disciplina­res. S.S.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal