Diário de Notícias

Sporting à procura da primeira vitória de sempre em Espanha

Leões defrontam na quinta-feira o Atlético de Madrid. Em 15 jogos nas provas europeias nunca ganharam no país vizinho

-

Rui Patrício em ação no jogo de 2010 em Madrid frente ao Atlético, que terminou igualado a zero

NUNO FERNANDES 15 deslocaçõe­s ao país vizinho em provas europeias (Taça das Cidades com Feiras incluída) desde 1965, o Sporting nunca conseguiu vencer equipas espanholas. Nesta quinta-feira os leões jogam no Wanda Metropolit­ano diante do Atlético de Madrid a primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa e vão tentar fazer o que nunca conseguira­m em toda a sua história: vencer em solo espanhol.

O saldo dos leões em jogos fora com equipas espanholas é francament­e negativo. As 15 partidas disputadas saldaram-se em 12 derrotas e apenas... três empates. Curiosamen­te, uma dessas igualdades foi precisamen­te frente ao Atlético de Madrid, em março de 2010, num jogo que terminou com um empate a zero. O Sporting viria a ser eliminado da Liga Europa uma semana depois, ao empatar a dois golos em Alvalade, com dois golos do argentino Kun Agüero, que anularam os tentos de Liedson e Polga.

Os outros dois empates acontecera­m diante da Real Sociedad, em 1988, e com o Sevilha, no ano de 1983, ambos em jogos da já extinta Taça UEFA. Este empate com andaluzes permitiu aos leões seguir em frente na prova, pois na primeira ronda, em Alvalade, tinham ganho por 3-2. Diante da Real Sociedad de nada valeu a igualdade, pois a equipa basca, na altura treinada por John Toshack, ganhou em Lisboa por 3-2 aos leões orientados por Pedro Rocha.

Excetuando estes três empates, o Sporting nunca conseguiu vencer adversário­s em Espanha. O resultado mais volumoso aconteceu em outubro de 2010, na fase de grupos da Liga dos Campeões. O sorteio colocou o Real Madrid no caminho dos leões e o jogo terminou com um 4-0 a favor dos merengues, na altura orientados por Vicente del Bosque e com um craque que dava pelo nome de Luís Figo. Guti, Sávio e Morientes (2) foram os carrascos da equipa que era treinada por Augusto Inácio e em que alinhavam jogadores como César Prates, Beto, André Cruz, João Vieira Pinto, Pedro Barbosa e Acosta.

Se contabiliz­armos todos os jogos disputados fora e em casa nas provas europeias, o saldo contra o espanhóis é igualmente negativo. Num total de 29 partidas, os leões venceram oito, empataram cinco e perderam 16. Aliás, o clube de Alvalade perdeu os últimos cinco joEm

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal