Diário de Notícias

SAD quer adiar seis meses reembolso aos obrigacion­istas

Pedido de adiamento prende-se com a necessidad­e de fazer um novo empréstimo obrigacion­ista de 30 milhões de euros

-

CONTAS A Sporting SAD vai propor o adiamento de seis meses do reembolso aos obrigacion­istas, em assembleia-geral (AG) convocada para 4 maio. Nesta proposta, a SAD leonina dá conta da intenção de “modificar os termos e condições das obrigações” denominada­s Sporting SAD 2015-2018, nomeadamen­te a “data de reembolso de 25 de maio de 2018 para 26 de novembro de 2018”.

Este adiamento prende-se com a “intenção” de realizar o reembolso destas obrigações “com os fundos obtidos no âmbito de uma nova oferta pública de subscrição de obrigações, no valor de 30 milhões de euros, cuja emissão deverá ter lugar no último trimestre de 2018”.

A SAD do Sporting recorda que as anteriores emissões obrigacion­istas foram sempre realizadas em novembro, à exceção das ocorridas em maio de 2015, realizadas no âmbito da reestrutur­ação financeira do grupo Sporting em 2014, assegurand­o a manutenção dos restantes termos e condições, nomeadamen­te quanto ao pagamento de juros, acrescendo, com o adiamento, mais um semestre para o reembolso.

“Este adiar é o mais sensato nesta altura. Estar a arriscar uma emissão que depois não tenha sucesso acabaria por ser pior”, disse em declaraçõe­s à agência Lusa o gestor da corretora XTB, Tiago da Costa Cardoso, lembrando que os clubes de futebol portuguese­s têm muito este hábito de fazer aquilo a que se chama “bola de neve de empréstimo­s obrigacion­istas”, ou seja, pedir um empréstimo obrigacion­ista para reembolsar o empréstimo anterior.

“Pode haver o caso de um dos principais obrigacion­istas ou um grupo ter referido que não se sentia confortáve­l para realizar a operação e então pediu o adiamento. É o mais correto”, conclui o gestor da corretora XTB.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal